Preço dos remédios tem queda de quase 2,0% em outubro  

Anti-histamínicos alcançaram a maior redução (36,32%), enquanto os antidiabéticos registraram a menor baixa, de 0,79%.
Preço dos remédios tem queda de quase 2,0% em outubro  
Foto: Divulgação
Publicidade

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, mostra que o Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce (IPM-COM) apresentou queda de 1,94% em outubro, na comparação com o mesmo período de 2022. Ao todo, foram monitorados dez medicamentos pertencentes a diferentes grupos e comercializados em seis redes farmacêuticas com atuação por meio de e-commerce. Pela primeira vez em muitos meses, todos os remédios apresentaram queda, e os anti-histamínicos tiveram diminuição recorde, de 36,32% – índice maior que a redução geral dos preços do mês.

Leia: O que faz a farmácia vender mais?

Na sequência, antissépticos nasais recuaram 25,94%; relaxantes musculares, 13,55%; hormonais, 8,73%; antigripais e antitussígenos, 5,58%; antiparasitas, 4,82%; analgésicos e antitérmicos, 3,52%; hipocolesterolêmicos, 2,41%; antialérgicos e broncodilatadores, 2,27%; e antidiabéticos, 0,79%.

De acordo com o IPCA, divulgado pelo IBGE no dia 26 de outubro, o subgrupo “produtos farmacêuticos” teve aumento discreto de 0,02% na Região Metropolitana de São Paulo. A diferença é explicada pelo índice oficial ter como base uma quantidade muito maior de itens pesquisados, além de incluir serviços como preços dos planos de saúde, por exemplo. Os indicadores mostram que é preciso atenção e agilidade por parte das farmácias e drogarias na adequação dos preços.

“Definitivamente, para estabelecer valores e promoções com maior precisão, ferramentas de pricing seguem como as melhores opções para os varejistas. Essa tecnologia tem a capacidade de realizar monitoramento em tempo real e analisar dados tanto internos quanto externos. Isso permite sugestão de preços atrativos para os clientes e rentáveis para as farmácias”, enfatiza o CEO da Precifica, Ricardo Ramos.

Leia também: Como preparar a sua farmácia para a Black Friday

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Vaner Teixeira é o novo diretor de Inovação e Transformação Digital. Ele representa um marco na consolidação do posicionamento da empresa no setor farmacêutico.
Linx Big Farma garante integração com o sistema e ajuda farmácias e drogarias a evitarem multas e irregularidades.
SB Conecta busca beneficiar farmácias, oferecendo união estratégica que traz uma série de vantagens para os participantes.
Unidade conta com um mix variado de produtos, incluindo itens de perfumaria e cosméticos.
Números representam 20,5% do faturamento global da companhia.
Anúncio foi feito durante a festa de premiação e coroou, pela segunda vez, a rede de drogarias como a preferida dos cariocas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.