A RD Saúde (Raia e Drogasil) assinou com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome a adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo, um conjunto de ações entre o poder público, sociedade civil e iniciativa privada para estimular a inserção no mercado de trabalho das pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade na vida profissional. Esse é o primeiro acordo do programa firmado pelo Ministério com o setor de farmácias.
Leia: RD Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz fecham parceria inédita
Reconhecida por sua forte atuação no mercado de saúde e bem-estar, a RD Saúde é uma das empresas líderes no varejo farmacêutico físico e digital do país. Atualmente, emprega 63 mil pessoas em 3.200 farmácias espalhadas por todos os estados e investe na ampliação da oferta de serviços, como a aplicação de testes e vacinas. Com a parceria fechada com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a companhia reforça o estímulo ao primeiro emprego.
“Todo mundo entra na empresa no piso, cuidando da farmácia, e é daqui que o pessoal cresce. Por meio do ‘Trilhar’, que é o nosso caminho de carreira na empresa, as pessoas fazem treinamentos e se preparam para um dia se tornar um supervisor, um gerente, uma diretora”, explicou o CEO da empresa, Marcilio Pousada, durante a assinatura do convênio com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.
Funcionários participaram da cerimônia na segunda-feira (16/12/2024) em uma unidade da Drogasil, em São Paulo. Em sua fala, o orientador de farmácia João Félix dos Santos, de 60 anos, contou como uma chance de trabalhar pode mudar uma vida. “Na hora mais difícil, em que pensei que não ia ter jeito para mim, encontrei uma oportunidade. Eu estava na rua e hoje estou realizando sonhos. Posso dizer que sou um vencedor”, afirmou Santos.
Como uma das maiores empregadoras do país, a RD Saúde contrata mais de 3.000 pessoas por mês e prevê abrir entre 330 e 350 novas filiais Raia e Drogasil em 2025. A empresa não exige experiência prévia dos candidatos às vagas de emprego. Os investimentos em capacitação das equipes incluem um programa de formação para carreiras em tecnologia, curso superior próprio para a graduação de farmacêuticos e uma parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, referência nacional em saúde.
“A gente não contrata essas pessoas para um cargo só. Eu comecei como caixa e estou há 28 anos na companhia. Vemos nessa parceria com o Programa Acredita no Primeiro Passo uma oportunidade não só de emprego, mas de desenvolvimento, inclusão e diversidade para a nossa empresa”, ressaltou Daniel Moraes, diretor de Gente e Cultura da RD Saúde. Hoje, 45% dos cargos de liderança média da RD Saúde são ocupados por mulheres, e 48% da liderança é de pessoas negras.
Leia também: Saiba quais são as projeções para o reajuste dos preços dos medicamentos
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, está confiante nos bons resultados do acordo com a RD Saúde. “O povo quer trabalhar e o povo quer isso que vocês estão oferecendo: um emprego decente, que traga oportunidades e que permita crescer”, disse o ministro durante a assinatura do convênio.