10 estratégias de gestão para as farmácias

Farmarcas dá 10 dicas para melhorar a gestão da sua farmácia
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Um negócio de sucesso é caracterizado por ser lucrativo, funcional e ter resultados eficientes. Existem diversas estratégias de gestão que podem otimizar ainda mais a performance das farmácias. A Farmarcas, em seu site, apresenta dez metodologias que permitem ao seu negócio alcançar o pleno potencial.

1 – Estratégia empresarial

Antes mesmo da estratégia de gestão, é preciso compreender a empresarial. Ela garantirá a sobrevivência da farmácia diante da concorrência por entender qual é o público-alvo, o melhor modelo – convencional ou popular – e em qual região a loja deverá ser montada.

Uma ferramenta que pode ajudar nesse momento é a análise SWOT, que serve para identificar as forças e fraquezas e oportunidades e ameaças. Com ela, é possível traçar um plano de ação.

2 – Escolha do ponto comercial

É preciso considerar uma série de aspectos antes de definir o local em que a farmácia estará: qualidade de acesso, eventuais barreiras de acesso do cliente à loja, hábitos de deslocamento do público, topografia e densidade demográfica da região.

Essas decisões devem ser tomadas com base nas respostas de perguntas como: qual perfil de cliente pretende atender, quais as necessidades locais da região em que desejo atuar, qual o volume de movimentação de pessoas.

3 – Estruturação de processos

A padronização de processos garante que as atividades fluam sem intercorrências. Dessa forma, o estabelecimento se torna mais produtivo e os custos desnecessários são reduzidos, melhorando ainda a experiência dos clientes.

Existem alguns processos básicos em uma farmácia. A gestão de pessoas, por exemplo, pode ser feita por meio de organogramas, POPs, rotinas de reuniões e feedbacks. A gestão de compras é feita por meio da contagem geral do estoque, processos para recebimento de mercadorias e reposição e compras por demanda.

4 – Rotinas gerenciais

As rotinas gerenciais servem para traçar estratégias para encontrar as melhores oportunidades e utilizar os recursos de forma consciente. É uma forma de ter acesso e organizar informação de metas e recursos. Podem ser feitas por meio de organogramas, sistemas de hierarquia, regulamentos e relatórios internos.

5 – Gestão de indicadores

Incorporar indicadores de desempenho garante a transparência dos processos da loja, tornando possível a análise do que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Uma das formas de fazer essa gestão é usando Key Performance Indicator (KPIs). Existem ainda indicadores de qualidade dos serviços, lucros e gastos.

6 – Análise de mercado

É fundamental acompanhar as tendências de mercado e entender as mudanças que vão acontecendo no comportamento do consumidor.

7 – Padronização da marca

Dessa forma, seu negócio será reconhecido, o que possibilita um impacto duradouro no público. Inclui a identidade visual interna e externa da loja, materiais impressos, ambientes digitais e materiais de insumo.

8 – Mix de produtos

É necessário garantir um estoque adequado, considerando a catalogação de itens e as necessidades dos clientes. A variedade de produtos garante aumento do ticket de vendas e do fluxo de consumidores, satisfação e maior vantagem competitiva entre os concorrentes.

9 – Engajamento da equipe

Quando uma equipe se sente motivada, fica mais fácil atingir os objetivos estipulados. Isso vai além de benefícios e recompensas financeiras – é preciso mostrar que são importantes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, planos de comunicação, lideranças positivas, investimento na capacitação dos colaboradores e oportunidades de crescimento.

10 – Divulgação e posicionamento

Divulgar a farmácia é essencial para chamar a atenção do público. Além de materiais promocionais físicos, é possível investir em anúncios e nas redes sociais. O posicionamento da sua marca é o que atrai o público-alvo, por meio da segmentação e da diferenciação.

Veja também: Drogarias Legítima inaugura loja e apresenta modelo de gestão inovador no RJ

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo