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Um negócio de sucesso é caracterizado por ser lucrativo, funcional e ter resultados eficientes. Existem diversas estratégias de gestão que podem otimizar ainda mais a performance das farmácias. A Farmarcas, em seu site, apresenta dez metodologias que permitem ao seu negócio alcançar o pleno potencial.
1 – Estratégia empresarial
Antes mesmo da estratégia de gestão, é preciso compreender a empresarial. Ela garantirá a sobrevivência da farmácia diante da concorrência por entender qual é o público-alvo, o melhor modelo – convencional ou popular – e em qual região a loja deverá ser montada.
Uma ferramenta que pode ajudar nesse momento é a análise SWOT, que serve para identificar as forças e fraquezas e oportunidades e ameaças. Com ela, é possível traçar um plano de ação.
2 – Escolha do ponto comercial
É preciso considerar uma série de aspectos antes de definir o local em que a farmácia estará: qualidade de acesso, eventuais barreiras de acesso do cliente à loja, hábitos de deslocamento do público, topografia e densidade demográfica da região.
Essas decisões devem ser tomadas com base nas respostas de perguntas como: qual perfil de cliente pretende atender, quais as necessidades locais da região em que desejo atuar, qual o volume de movimentação de pessoas.
3 – Estruturação de processos
A padronização de processos garante que as atividades fluam sem intercorrências. Dessa forma, o estabelecimento se torna mais produtivo e os custos desnecessários são reduzidos, melhorando ainda a experiência dos clientes.
Existem alguns processos básicos em uma farmácia. A gestão de pessoas, por exemplo, pode ser feita por meio de organogramas, POPs, rotinas de reuniões e feedbacks. A gestão de compras é feita por meio da contagem geral do estoque, processos para recebimento de mercadorias e reposição e compras por demanda.
4 – Rotinas gerenciais
As rotinas gerenciais servem para traçar estratégias para encontrar as melhores oportunidades e utilizar os recursos de forma consciente. É uma forma de ter acesso e organizar informação de metas e recursos. Podem ser feitas por meio de organogramas, sistemas de hierarquia, regulamentos e relatórios internos.
5 – Gestão de indicadores
Incorporar indicadores de desempenho garante a transparência dos processos da loja, tornando possível a análise do que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Uma das formas de fazer essa gestão é usando Key Performance Indicator (KPIs). Existem ainda indicadores de qualidade dos serviços, lucros e gastos.
6 – Análise de mercado
É fundamental acompanhar as tendências de mercado e entender as mudanças que vão acontecendo no comportamento do consumidor.
7 – Padronização da marca
Dessa forma, seu negócio será reconhecido, o que possibilita um impacto duradouro no público. Inclui a identidade visual interna e externa da loja, materiais impressos, ambientes digitais e materiais de insumo.
8 – Mix de produtos
É necessário garantir um estoque adequado, considerando a catalogação de itens e as necessidades dos clientes. A variedade de produtos garante aumento do ticket de vendas e do fluxo de consumidores, satisfação e maior vantagem competitiva entre os concorrentes.
9 – Engajamento da equipe
Quando uma equipe se sente motivada, fica mais fácil atingir os objetivos estipulados. Isso vai além de benefícios e recompensas financeiras – é preciso mostrar que são importantes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, planos de comunicação, lideranças positivas, investimento na capacitação dos colaboradores e oportunidades de crescimento.
10 – Divulgação e posicionamento
Divulgar a farmácia é essencial para chamar a atenção do público. Além de materiais promocionais físicos, é possível investir em anúncios e nas redes sociais. O posicionamento da sua marca é o que atrai o público-alvo, por meio da segmentação e da diferenciação.
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