ANPD lança Guia de Segurança da Informação para pequenas empresas

ANPD lançou o Guia de Segurança da Informação
Foto: freepik
Publicidade

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) lançou, no último dia 4 de outubro, o Guia de Segurança da Informação para pequenas empresas. O objetivo é auxiliar as companhias a implementarem medidas – técnicas e administrativas – de segurança da informação para proteção dos dados pessoais tratados, como prevê o artigo 55 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/2018. Foi desenvolvido também um checklist para facilitar a visualização das sugestões.

Medidas administrativas

O Guia sugere o desenvolvimento de uma Política de Segurança da Informação (PSI) pela empresa, ainda que simplificada, que contemple controles relacionados ao tratamento de dados pessoais: cópias de segurança, compartilhamento de dados, atualização de softwares, uso de correio eletrônico e de antivírus, entre outros.

Além disso, fala-se da importância de realização de treinamento para funcionários das empresas, buscando ensiná-los e conscientizá-los sobre a importância de seguir as diretrizes da LGPD. Outra sugestão para os colaboradores é fazê-los assinar termos de confidencialidade, comprometendo-se a não divulgar informações confidenciais.

Medidas técnicas

Entre as medidas técnicas, aparecem a necessidade de controlar o acesso das pessoas aos dados, levando em consideração ações como autenticação do sistema e registro de todas as ações realizadas dentro dele. Também é sugerido no Guia que sejam criadas soluções que dificultem a identificação do titular dos dados, por meio de técnicas como a pseudonimização. Um exemplo de técnica é a da criptografia.

A diretora da ANPD, Naine Rabelo Farias Leitão, acredita que “induzir e direcionar a proteção de dados pessoais é uma importante missão da ANPD e avançar no fornecimento de ferramentas e modelos de documentos pode ajudar as organizações a entrarem em conformidade com a LGPD”.

Leia o Guia de Segurança da Informação e o checklist da ANPD na íntegra.

Veja também: Câmara aprova retorno de gestantes ao trabalho presencial após vacinação contra Covid-19

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo