Cinco características de um balconista proativo

Profissional deve ter a capacidade de transformar clientes em vendedores e aproveitar as oportunidades de vendas.
Cinco características de um balconista proativo
Foto: Divulgação
Publicidade

Para uma farmácia vender mais, é necessário ter bons balconistas. Esses profissionais devem ser proativos e possuir algumas características, entre elas, a capacidade de transformar clientes em vendedores e expandir a venda para além da loja física.

Leia: O que faz a farmácia vender mais?

De acordo com informações da Pricefy, empresa especialista em soluções de comunicação, o sucesso ou fracasso de um negócio no varejo está intimamente ligado ao atendimento ao cliente. Essa relação entre quem vende e quem compra precisa ser cuidada com o maior zelo, pois é a chave para se sobressair no mercado.

Raul Assaf, palestrante e consultor especialista em Vendas, participou do É de Farmácia e apresentou as cinco principais características de um balconista proativo.

“A primeira característica é a imagem. O balconista precisa estar muito bem arrumado e receber os clientes com alegria. O seu uniforme, por exemplo, deve estar pronto no dia anterior. Uma frase que eu guardo comigo é que ‘nós não teremos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão’”, explicou Raul.

O especialista disse que “a segunda característica é a escuta de qualidade, que é a demonstração de interesse em ouvir as necessidades do cliente. Ao escutá-lo, o profissional cria uma conexão e pode identificar outras necessidades não verbalizadas”.

A terceira característica é a criação de oportunidades de vendas. Quando o balconista identifica outros desejos do shopper, ele cria uma oportunidade e pode sugerir diversos itens, como, por exemplo, suplementos ou dermocosméticos. Por isso, é necessário ficar atento.

Raul comentou que “a quarta característica é a capacidade de transformar clientes em vendedores. O profissional, ao realizar um bom atendimento, consegue fazer com que o consumidor recomende a farmácia para os seus amigos e familiares”.

Leia também: Projeção do reajuste dos preços dos medicamentos é de 4,50% em 2024

A quinta e última característica de um balconista proativo é a expansão da venda para além da loja física. O profissional precisa criar vínculo com o cliente antes de ele ir embora. Ele pode, por exemplo, pedir para que o shopper siga as redes sociais da farmácia para aproveitar promoções e/ou conhecer outros serviços. “Com isso, a sua loja ganhará mais visibilidade e o cliente trabalhará para você”, conclui.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo