Como abordar um cliente suspeito de furto

Abordagem jamais deve ser feita dentro da farmácia, e os colaboradores precisam ser treinados para lidar com situações inesperadas.
Como abordar um cliente suspeito de furto
Foto: Divulgação
Publicidade

Notar alguém tentando furtar um produto da sua farmácia é constrangedor, desagradável e até arriscado em algumas situações. Porém, para conduzir uma situação desse tipo, é necessário seguir algumas orientações.

Leia: Conheça os pontos cegos da gerência

Márcio Barros, sócio do escritório Hoyos & Cortez Advogados, especialista na área criminal, participou do É de Farmácia e comentou que a recomendação é que os colaboradores não façam abordagem dentro da farmácia.

“Eles precisarão manter a calma, monitorar o suspeito e seguir um protocolo específico: oferecer uma cesta e/ou perguntar se precisa de ajuda. Jamais devem fazer uma acusação leviana”, comentou o especialista.

Além disso, os colaboradores devem se atentar a atitudes suspeitas e/ou inadequadas, como, por exemplo, o cliente colocando o produto dentro da bolsa ou de uma sacola de plástico. “A atitude do suspeito só será caracterizada como furto se ele sair da loja sem pagar. Se isso acontecer, é necessário acionar a Polícia Militar (PM) por meio do telefone 190”, pontua.

Caso a farmácia disponha de segurança própria, o profissional responsável pode se dirigir ao suspeito e perguntar se teve alguma dúvida e se os itens foram passados no caixa. “Ele pode ter cometido uma falha de comportamento ou estar distraído. Essas coisas podem acontecer. Por isso, o segurança jamais deve acusá-lo”, alerta Márcio.

Se o suspeito fugir do local, a farmácia deve apresentar as imagens do sistema de segurança à PM para que seja feita uma investigação do caso. Elas vão facilitar a identificação da pessoa que cometeu o furto.

Furtos cometidos por colaboradores

Os furtos também podem ocorrer dentro da loja por um colaborador. Se isso acontecer, é necessário seguir um protocolo. O gestor deve apresentar as imagens do sistema de segurança ao funcionário, informar que fará uma rescisão contratual e aplicar justa causa.

“Quando o crime for detectado, posteriormente, por meio do sistema de câmeras, o gestor deve encaminhar o material ao seu advogado. Ele fará uma filtragem e encaminhará as imagens à PM. Além disso, o boletim de ocorrência deve ser feito em todas as situações de furto”, comenta.

Importância dos treinamentos

A farmácia precisa realizar treinamentos com os colaboradores para que eles saibam como lidar com casos suspeitos de furto. Isso evita processos futuros, uma abordagem inadequada e garante a segurança da equipe. “Após o treinamento, deve ser criado um protocolo, que é um passo a passo para cada situação, desenvolvido por um agente de segurança ou advogado da empresa”, finaliza.

Leia também: Integração de um novo funcionário gera engajamento e retenção

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo