Como as farmácias podem se preparar para o cenário digital

Uso de ferramentas de previsão de demanda e análise de dados pode auxiliar no ajuste preciso dos estoques.
Como as farmácias podem se preparar para o cenário digital
Foto: Divulgação
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No início do ano, temos a oportunidade de traçar as perspectivas para os próximos 11 meses. Mas, antes de abordarmos como farmácias e drogarias podem se preparar adequadamente para o cenário digital deste ano, o tema deste artigo, gostaria de aproveitar que já estamos entrando na segunda metade da década de 2020 para fazer um rápido retrospecto das significativas inovações tecnológicas que impactaram positivamente o setor de varejo farmacêutico e facilitaram o acesso a medicamentos e outras soluções à população brasileira.

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Uma delas foi a transformação digital, acelerada pela pandemia de Covid-19, com o advento do e-commerce e aplicativos de estabelecimentos comerciais. Outra é a adoção da inteligência artificial (IA) para personalizar recomendações de produtos e serviços, melhorando a experiência do cliente e aumentando a eficiência operacional das farmácias. A integração de diferentes canais de comunicação, atendimento e venda, como lojas físicas, online e aplicativos móveis, mais conhecida como omnichannel, também proporcionou uma experiência de compra mais fluida e conectada para os consumidores.

Foto: Henrique Mazza, gerente de Marketing dos Canais Digitais do Grupo SC, empresa responsável pelo aplicativo Farmácias App

Em marketing, a criação de conteúdos educativos e informativos sobre saúde e bem-estar ajudou as farmácias e drogarias a construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e a aumentar a fidelidade. O uso de dados para entender melhor o comportamento do consumidor, otimizar a gestão de estoque e ativações de marketing resultou em uma operação mais eficiente e alinhada com as necessidades da clientela.

Concluída esta breve retrospectiva, retorno à pauta deste texto. O mercado varejista farmacêutico segue em constante evolução, e a digitalização oferece inúmeras oportunidades, mas também traz desafios que precisam ser enfrentados com estratégias bem definidas. Por isso, farmácias e drogarias precisam estar preparadas para navegar no cenário digital e nadar de braçada nele ao longo de 2025.

A primeira dica que trago é fazer a imersão completa em e-commerce. O comércio eletrônico, por meio de sites e aplicativos, oferece aos estabelecimentos a possibilidade de vendas online e entrega em domicílio, facilitando a vida dos consumidores, incrementando as vendas e fidelizando seus clientes. A solução mais prática, racional e econômica é aderir às plataformas de marketplace.

As parcerias estratégicas e a presença em plataformas de vendas podem ampliar significativamente o alcance do estabelecimento. Participar de marketplaces, como o Farmácias App, o mais importante voltado às farmácias, drogarias e perfumarias, por exemplo, permite a gestão de vendas online em um ambiente altamente competitivo para um público mais amplo e diversificado, além de atingir uma base de clientes maior sem a necessidade de investimentos significativos em marketing (já que o próprio marketplace se encarrega disso, com investimentos em mídias e parceiros, além de ações promocionais).

Não por acaso, uma novidade recente do Farmácias App, que se constitui em um outro benefício de aderir à plataforma, é fazer uso de uma ferramenta de IA de marketing digital proporcionada pelo aplicativo para, entre outras funções, planejar, executar e gerenciar campanhas, produzir materiais criativos, personalizar postagens, escolher chamadas e hashtags, e monitorar via dashboard as métricas, como impressões, alcance e engajamento. Todo esse cuidado garante que os conteúdos de marketing produzidos sejam individualizados, alinhando a estratégia macro, que reflete a visão da indústria/distribuidor sobre o comportamento do mercado, com a estratégia micro, que respeita as características regionais de cada farmácia participante.

A segunda dica é fazer a gestão de estoque, um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer estabelecimento comercial. No cenário digital, isso se torna ainda mais crítico devido às flutuações nas demandas sazonais e picos de consumo. Por isso, fazer uso de ferramentas de previsão de demanda e análise de dados pode ajudar as farmácias e drogarias a ajustar seus estoques de maneira precisa, evitando tanto a falta quanto o excesso de produtos.

A terceira dica é um conjunto de recomendações práticas para adaptação e transformação digital que, acredito, são também imprescindíveis e determinantes para o êxito dos negócios, abrangendo:

Social media – utilize as redes sociais para engajar e informar os clientes;
Atendimento omnichannel – ofereça um atendimento integrado aos clientes por meio de múltiplos canais, incluindo o físico, telefone, e-mail, chat online e redes sociais, garantindo que eles possam alcançar a farmácia da forma mais conveniente;
Treinamento de equipe e melhoria contínua – garanta que sua equipe esteja preparada para lidar com as novas ferramentas digitais e oferecer um atendimento excepcional, e incentive o retorno dos clientes, como avaliações, opiniões e comentários deles, usando essas informações para aprimorar seus serviços.

Leia também: Trade marketing farmacêutico: soluções inovadoras para ampliar as vendas no PDV

A preparação para o cenário digital deste ano envolve uma combinação de gestão eficiente de estoque, parcerias estratégicas e uma forte presença digital, em especial em plataformas de marketplace. Ao adotar essas práticas digitais, farmácias e drogarias podem não apenas atuar em um mercado cada vez mais competitivo, mas prosperar no novo ambiente de negócios, oferecendo uma experiência de compra integrada e personalizada que eleva a satisfação dos clientes e maximiza o potencial de vendas.

Texto de Henrique Mazza.

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