Conheça os pontos cegos da gerência

Reconhecimento, feedback e colaboração são os principais pontos cegos na atuação de um gerente.
Conheça os pontos cegos da gerência
Foto: Divulgação
Publicidade

O ponto cego é uma expressão usada no mundo empresarial e representa tudo aquilo que o gestor não enxerga sobre sua liderança. Geralmente, muitos líderes têm pontos cegos em comum, porém, não percebem.

Leia: Sete passos para ter uma gestão de pessoas eficiente no varejo

Yuri Trafane, professor, palestrante e sócio da Ynner Treinamentos, participou do É de Farmácia e apresentou os pontos cegos dos gerentes de qualquer ramo de atuação, inclusive o de farmácia.

O primeiro ponto cego é o reconhecimento. Ele é um dos fatores mais importantes para motivar e engajar a equipe. Por isso, o líder deve prestar atenção nesse ponto e procurar reconhecer os colaboradores na empresa.

O segundo ponto cego é o feedback. Geralmente, os gerentes não sabem dar feedback aos seus liderados. É recomendável que eles deem feedback para orientá-los sobre suas atividades. “As pessoas precisam saber como estão indo no trabalho. Elas não conseguem melhorar nem evoluir pela falta de feedback”, comenta.

Leia também: Saiba a importância da comunicação interna nas empresas

O terceiro ponto cego é a colaboração. O líder precisa incentivar a equipe a colaborar entre si. Se isso não for feito, os funcionários vão realizar os serviços de forma isolada e um não vai auxiliar o outro nos momentos necessários.

Para minimizar o impacto dos pontos cegos, Yuri disse que “os gerentes devem se preparar para liderar e assumir quatro papéis importantes: líder, gestor, estrategista e empreendedor. Com eles, o profissional vai saber lidar com as pessoas, conseguirá fazer com que os colaboradores trabalhem juntos e será um motivador de inovações”, finaliza.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo