O ponto cego é uma expressão usada no mundo empresarial e representa tudo aquilo que o gestor não enxerga sobre sua liderança. Geralmente, muitos líderes têm pontos cegos em comum, porém, não percebem.
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Yuri Trafane, professor, palestrante e sócio da Ynner Treinamentos, participou do É de Farmácia e apresentou os pontos cegos dos gerentes de qualquer ramo de atuação, inclusive o de farmácia.
O primeiro ponto cego é o reconhecimento. Ele é um dos fatores mais importantes para motivar e engajar a equipe. Por isso, o líder deve prestar atenção nesse ponto e procurar reconhecer os colaboradores na empresa.
O segundo ponto cego é o feedback. Geralmente, os gerentes não sabem dar feedback aos seus liderados. É recomendável que eles deem feedback para orientá-los sobre suas atividades. “As pessoas precisam saber como estão indo no trabalho. Elas não conseguem melhorar nem evoluir pela falta de feedback”, comenta.
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O terceiro ponto cego é a colaboração. O líder precisa incentivar a equipe a colaborar entre si. Se isso não for feito, os funcionários vão realizar os serviços de forma isolada e um não vai auxiliar o outro nos momentos necessários.
Para minimizar o impacto dos pontos cegos, Yuri disse que “os gerentes devem se preparar para liderar e assumir quatro papéis importantes: líder, gestor, estrategista e empreendedor. Com eles, o profissional vai saber lidar com as pessoas, conseguirá fazer com que os colaboradores trabalhem juntos e será um motivador de inovações”, finaliza.