Curva ABC de clientes: como funciona?

Curva ABC de clientes
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A curva ABC de clientes é um indicador fundamental para avaliar o perfil dos consumidores da farmácia. A metodologia, segundo descrito no blog da Farmarcas, é baseada na curva ABC para controle de estoque, que ajuda a identificar os produtos mais vendidos na farmácia.

Classificação

Nesse caso, os consumidores são divididos em três categorias: curva A, caracterizada pelos principais clientes da farmácia, correspondentes a 80% do faturamento da loja; curva B, marcada por clientes não tão ativos quanto os anteriores, mas que representam 15% do faturamento; por fim, curva C, clientes que representam o menor faturamento da loja, sendo apenas 5% – além de comprarem em quantidades menores, compram os itens mais baratos.  

Montando a curva ABC

Para montar a curva ABC de Clientes, é preciso somar o valor de todos os pedidos feitos por cada cliente dentro de um determinado período. Em seguida, deve-se analisar o percentual dos consumidores listados por meio da fórmula: valor de pedidos do cliente dividido por valor total vendido no período.

A lista precisa ser ranqueada de acordo com os valores dos pedidos, onde os clientes que fizeram os maiores ficam no topo.

Fidelização de clientes

Após a análise do perfil dos clientes e do faturamento da farmácia, é preciso fidelizá-los. É possível caracterizá-los por perfis, pensar em formas de comunicação, elaborar abordagens baseadas em padrões e interesses, ações promocionais, entre outras ações.

Veja também: Modelo da Farmarcas leva digitalização 360º às pequenas e médias farmácias

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo