Estratégias para expandir um negócio no mundo digital

Marketplace reúne produtos para oferecer aos consumidores e pode atrair mais tráfego de visitantes.
Estratégias para expandir um negócio no mundo digital
Foto: Divulgação
Publicidade

Se você está considerando expandir seu negócio online, pode se deparar com a decisão entre criar um e-commerce próprio ou vender em um marketplace. No cenário digital, os termos “marketplace” e “e-commerce” são frequentemente confundidos, mas representam modelos de negócios distintos com vantagens específicas. Entender essas diferenças é crucial para empresas que buscam maximizar suas oportunidades de vendas online.

Leia: Revolução da inteligência artificial no comportamento do consumidor

O e-commerce refere-se a lojas online de uma única empresa que vendem diretamente aos consumidores. Este modelo oferece controle total sobre o branding, a experiência do cliente e as margens de lucro. Em 2023, o e-commerce na América Latina movimentou US$ 509 bilhões em vendas, com previsão de alcançar US$ 870 bilhões em 2026, de acordo com o estudo do PagSeguro “E-commerce and Payment Landscape in Latin America“. Essa crescente movimentação destaca a importância e o potencial desse mercado.

Por outro lado, o marketplace é uma plataforma que reúne múltiplos vendedores para oferecer seus produtos aos consumidores. Este modelo atrai mais tráfego de visitantes devido à variedade de produtos e oferece escalabilidade sem o ônus de gerenciar inventário próprio. Além disso, marketplaces investem fortemente em marketing e otimização de mecanismos de busca (SEO), soluções integradas de pagamento e logística.

Atualmente, cerca de 40% dos gastos globais com e-commerce são realizados em marketplaces, e dez players representam 70% do valor bruto da mercadoria (GMV) processado online, com cada um processando mais de US$ 20 bilhões em GMV.

A tendência de crescimento dos e-marketplaces acentuou-se durante a pandemia, e mesmo após o fim das restrições, o comércio eletrônico parece ter ganhado um espaço próprio. Dados do Webretailer indicam que, em 2025, as compras online representarão 23,6% do consumo global, alcançando um valor de US$ 7 trilhões. Isso evidencia a força e a importância dos marketplaces no futuro do comércio eletrônico.

Em medicamentos, vitaminas, suplementos, maquiagem, cuidados infantis, higiene, entre outros tipos de produtos da área farmacêutica, o Farmácias APP se destaca como uma alternativa para os estabelecimentos oferecerem as melhores opções aos consumidores, a partir da gama de farmácias da região onde moram.

Pensando em como melhorar as estratégias e as condições de competitividade no mercado, a plataforma pode ser utilizada tanto por estabelecimentos que possuem um sistema digital mais simples quanto pelas farmácias que possuem um sistema mais desenvolvido, no qual é possível conectar as plataformas. Atualmente, são mais de 4.000 estabelecimentos cadastrados em todo o Brasil, com presença em mais de 900 cidades, em 24 estados e no Distrito Federal, e mais de 2 milhões de downloads nas lojas de aplicativos.

Leia também: Neurociência ganha papel cada vez mais importante no varejo farmacêutico

Seja com marketplace ou e-commerce, ambos oferecem caminhos robustos para o sucesso no comércio digital. Avaliar as vantagens específicas de cada modelo pode ajudar empresas a tomar decisões informadas e estratégicas para prosperar no competitivo mundo online.

Texto de Rodrigo Carvalho, gerente-geral de Tecnologia do Farmácias APP.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo