Farmarcas esclarece sobre rotinas administrativas para melhorar gestão

Farmarcas fala sobre rotinas administrativas
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Existem uma série de fatores que podem facilitar o dia a dia da administração de uma farmácia. As rotinas administrativas são processos que envolvem a definição de metas, o planejamento de atividades e a execução de estratégias dentro da loja.

Elas também garantem que a gestão de pessoas seja cada vez mais efetiva, evitando ruídos e falhas na comunicação. Em seu site oficial, a Farmarcas dá mais detalhes.

Rotinas administrativas: como aplicá-las?

Contemplam processos sistemáticos que são usados na gestão de um empreendimento, envolvendo a organização das tarefas e das atividades dos funcionários. Para implantá-las, é preciso, antes de tudo, descentralizar funções dos proprietários da farmácia, delegando responsabilidades aos membros da equipe.

Dessa forma, eles terão tempo para entender e pensar em como melhorar os processos.

Tipo de rotinas

1 – Utilização de responsogramas

Os responsogramas trazem, detalhadamente, as funções de todos os colaboradores da farmácia. Devem mostrar, além das responsabilidades, os diferenciais e o preparo técnico. Dentro dele, todos da equipe têm acesso ao Procedimento Operacional Padrão (POP).

2 – Controle de estoque

É por meio desse controle que a farmácia sabe tudo que entra e sai diariamente. Assim, garante o atendimento a todos os clientes, o que impacta diretamente os custos e benefícios.

3 – Estabelecer processos de compras

Na Farmarcas, existem dois processos de compras: o Compra Centralizada e o SIC HBN (Higiene, Beleza e Nutrição). No primeiro, há um calendário de compra mensal, onde o associado se organiza e faz a reposição do estoque aproveitando as melhores condições de compra. O segundo ocorre sempre na terceira semana do mês.

4 – Saber gerenciar pessoas

Muito mais do que as particularidades do setor de Recursos Humanos, o gerenciamento de pessoas é o equivalente a conhecer seus pontos fortes e fracos, sabendo como melhorá-los.

É saber a diferença de cada integrante da equipe e entender como eles podem se complementar no trabalho.

5 – Conhecer o sistema utilizado

Geralmente, o sistema contempla as principais ferramentas utilizadas pela equipe. Saber como utilizá-lo é fundamental.

6 – Acompanhar os indicadores

É fundamental analisar o giro de medicamentos e a demanda de determinados produtos. Isso manterá o estoque da farmácia saudável e ajudará a proporcionar boas compras e a lidar com a sazonalidade dos produtos.

Permite medir os resultados da farmácia de forma estratégica, avaliando vendas por categorias de produtos, despesas fixas e variáveis, entre muitas outras.

Rotinas administrativas x gerenciais

A Farmarcas esclarece que importante entender as diferenças entre as rotinas administrativas e gerenciais. Enquanto as primeiras tratam de uma perspectiva mais ampla dos processos e estratégias, as gerenciais se concentram nas metodologias que serão colocadas em prática.

Veja também: 10 estratégias de gestão para as farmácias

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo