Farmarcas: veja a evolução das farmácias associadas

Farmarcas analisa sucesso das farmácias
Foto: Reprodução da Internet
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Ao longo dos últimos anos, as lojas da Farmarcas passaram por diversas transformações para torná-las ainda mais competitivas: evolução do mix de produtos, da identidade visual e da proposta das lojas populares e convencionais. Todas as mudanças acompanharam as principais tendências do mercado.

“Em 2012, quando criamos a Ultra Popular, nossa ideia era incorporar um modelo específico de farmácias populares, de acordo com a análise dos modelos de lojas existentes naquele momento. Eram lojas pequenas, com mix de produtos mais focados em genéricos e similares, sem produtos não medicamentosos. Um mix mais simples, com layouts simples e comunicação visual básica”, lembra Paulo Roberto Costa, diretor geral.

Ao longo do tempo, houve uma mudança no posicionamento, incluindo produtos de maior giro e trabalhando com toda a linha de medicamentos propagados e não medicamentos. Com isso, foi implementada uma gestão de cadastro e indicadores, além do Cestão de Ofertas e, posteriormente, o Cestão de MDF.

O padrão visual das lojas também foi pensado posteriormente. “O impacto visual foi muito positivo em faturamento, pois atraiu mais consumidores e os novos layouts deram espaço para um mix maior de produtos. Passamos a vender mais itens”, pontua o diretor geral.

Além disso, unir preço baixo com comodidade e qualidade também torna a farmácia mais competitiva. Paulo explica que as farmácias de hoje faturam mais em menos tempo por conta do formato e do mix de produtos, com um custo operacional mais baixo.

Veja também: Farmarcas esclarece sobre rotinas administrativas para melhorar gestão

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