Maioria das empresas paga mais impostos do que deveria, alerta especialista

Mudanças frequentes nas leis tributárias e dificuldade de interpretação levam companhias a ter compensações financeiras para resgatar
Maioria das empresas paga mais impostos do que deveria, alerta especialista
Foto: Divulgação
Publicidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as empresas podem estar pagando tributos a mais do que deveriam. Em muitos casos, dependendo do tamanho das corporações, o valor a mais pode chegar a alguns milhões de reais. Em tempos de lucros escassos, esses gastos indevidos podem, até mesmo, atrapalhar a sobrevivência de um grande negócio.

No ano passado, as empresas e organizações resgataram R$ 216,3 bilhões em compensações tributárias — um crescimento de 14,4% em relação ao ano anterior, segundo a Receita Federal. “Esse montante poderia ser ainda maior”, revela Tiago Godinho, especialista em legislação tributária e diretor comercial do Grupo AG Capital.

Veja também: Melhor regime tributário para a farmácia | É De Farmácia – Programa 10

Ainda segundo Tiago, a complexidade e as constantes mudanças induzem as empresas ao erro. “Vivemos um verdadeiro manicômio tributário, com modificações constantes e uma legislação que dá margem a múltiplas interpretações. Por conta disso, é muito difícil para as empresas recolherem 100% dos impostos, conforme pede a legislação.”

Um dos problemas apontados pelo especialista é que as equipes de Recursos Humanos não conseguem acompanhar o ritmo das constantes mudanças no regime tributário. “Sem o auxílio de ferramentas tecnológicas de cruzamento de dados, a administração tributária na folha de pagamento torna-se uma tarefa muito difícil para o setor”, comenta.

Leia: Governo estadual do Rio decreta Lei sobre descongestionante nasal

Com o desenvolvimento de novas tecnologias — como Big Data, Blockchain, Inteligência Artificial e Machine Learning — novas soluções surgiram com força no mercado de monitoramento tributário para encontrar possíveis divergências no recolhimento.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas.
SempreFort, unidade de negócios do grupo, funcionará em Dourados, anexa ao Comper da cidade.
Após recurso da empresa, a agência suspendeu a interdição, mas emitiu um alerta sobre os riscos de uma substância presente no produto.
Podem participar projetos já aprovados em leis federais de incentivos fiscais; as inscrições vão até 1º de maio.
Executivo chega para impulsionar as estratégias omnichannel da rede.
Evento reuniu, de forma online, todos os colaboradores da rede para um momento de reflexão e aprendizado.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo