Pequenos e médios varejos buscam parcerias para concorrer com grandes redes

Febrafar explica benefícios do associativismo para pequenos e médios negócios
Foto: freepik
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Dados de alguns setores do varejo – como o farmacêutico – demonstram o impacto positivo que o associativismo tem para os empresários independentes que buscam o modelo de gestão.

No varejo farmacêutico, por exemplo, as lojas associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) apresentaram um crescimento de 19,6% no acumulado dos últimos 12 meses finalizado em setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O mercado farma total cresceu 15,30% no período. Os dados são da IQVIA.

O que é associativismo?

É uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento, desde que utilizem a mesma matéria-prima, comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo serviço. É necessário um grupo mínimo de empresas para suportar os custos de implantação e de manutenção de uma central de negócios, marketing e serviços.

“De maneira geral, empresas sozinhas não conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações. Por isso, o associativismo surge para fortalecer os pequenos e médios negócios, tornando-os competitivos, a fim de elevar o padrão de qualidade de seus produtos e serviços, minimizando custos e possibilitando seu acesso a novos mercados consumidores”, comenta Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

Vantagens do associativismo

Algumas das outras vantagens do associativismo são a união, o aculturamento, a compra conjunta, a fixação da marca, a capacitação de pessoal, a lucratividade, as parcerias, o conceito de loja e o crescimento de competitividade.

Veja também: Gestão da farmácia em 3 passos: o essencial para otimizar o negócio

Foto de Revista da Farmácia

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