Pesquisa mostra que 85% dos executivos acreditam que sua função não será substituída por robôs

Pesquisa mostra que empresários não acreditam que robôs possam realizar suas funções
Foto: freepik
Publicidade

O grupo Mulheres do Varejo realizou um estudo sobre Tecnologia e Humanização com aproximadamente 80 executivos ligados ao varejo. Com perguntas como “Pensando na sua função atual, o quanto você acredita que ela poderá ser substituída por um robô?”, a maioria deles afirmou discordar (46,8%) ou discordar totalmente (39%) de que poderão ser substituídos por robôs.

O estudo foi apresentado no III Encontro Nacional do Mulheres do Varejo no início do mês de dezembro.

Mais dados da pesquisa

Os participantes da pesquisa responderam que 42% das indústrias e varejistas brasileiros investem em tecnologia para trazer mais qualidade de vida. Contudo, quando perguntados sobre iniciativas que trouxeram benefícios ao negócio, a nota final foi 3,2 (de uma escala de 1 a 5), que demonstra insegurança sobre as iniciativas.

Ao serem perguntados quais iniciativas poderiam se destacar, responderam otimização e integração de sistemas, sistema de reembolso, reuniões online, ações como self-checkout e sistemas de BI.

Uma das fundadoras do Mulheres do Varejo, Fátima Merlin, fala sobre os resultados da pesquisa. “É preciso investimento e incentivo do governo e iniciativa privada, seja para quebrar paradigmas culturais, seja para eliminar as resistências a mudanças (comportamentos culturais) e educação. Tudo isso realizado de forma planejada e integrada, ou seja, um desafio enorme em nosso País”.

Características femininas se destacam

As características femininas também foram ressaltadas durante a pesquisa. Empatia, olhar humanizado, acolhimento e sensibilidade foram citados por 61% dos entrevistados sobre características femininas que podem contribuir para a revolução tecnológica com participação do homem. “Outro dado distante da realidade, já que as mulheres quase não ocupam cargos estratégicos nas organizações. Em 2018, apenas 24 mulheres ocupavam cargos de CEO em empresas listadas pela Fortune 500, ou seja, em torno de 5% do total de líderes”, revela Fátima.

Veja também: Mulheres do Varejo debate a contratação feminina para cargos de alta liderança

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Apesar do contrato social, a existência de um acordo de sócios é essencial para evitar conflitos internos e garantir a sobrevivência da empresa a longo prazo.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 204 bilhões.
IA surge como uma solução para simplificar as tarefas relacionadas à operação e à gestão do relacionamento com o consumidor.
Entre as maiores vantagens do uso das etiquetas eletrônicas no varejo estão a precisão e a agilidade na atualização dos preços dos produtos.
Empresas que organizam um calendário promocional e desenvolvem ações específicas para vendas pontuais conquistam a atenção do público.
Uso de ferramentas de previsão de demanda e análise de dados pode auxiliar no ajuste preciso dos estoques.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo