Sete passos para ter uma gestão de pessoas eficiente no varejo

Gestores das empresas precisam promover avaliações com frequência para que os colaboradores saibam onde podem chegar.
Sete passos para ter uma gestão de pessoas eficiente no varejo
Foto: Divulgação
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Ainda alvo de baixos investimentos pelas empresas, os treinamentos são uma ferramenta eficiente para aumentar a performance das pessoas nas empresas. Há gestores que ainda entendem que “não vale a pena” tirar seu colaborador do dia a dia de trabalho, que é uma “perda de tempo”, e que dentro de uma “sala de aula” não se gera resultado. Infelizmente, isso é resultado de uma cultura de desvalorização da educação.

Leia: Saiba a importância da comunicação interna nas empresas

O conhecimento adquirido em um treinamento é poderosíssimo. Novas ideias surgem através da troca de conhecimento, das discussões e das conversas. Quando uma equipe é treinada em processos de prevenção de perdas, em processos operacionais, em gestão de pessoas, em análise de indicadores e em funcionalidades tecnológicas, ela se torna apta e capaz de elevar seus resultados.

Empresas precisam urgentemente dedicar parte do tempo do colaborador para treinamentos. Infelizmente, o varejo que ainda vê as pessoas apenas como um número, as tratará da mesma forma. Em uma palestra que proferi em uma feira de automação para varejo, uma pergunta surgiu ao final: “Como obter o máximo das pessoas em meu negócio?”.

Pensando em responder a esse questionamento, separei alguns passos essenciais que devem ser seguidos.

Invista no recrutamento e seleção

Ter as pessoas certas significa selecionar aquelas que estão alinhadas e acreditam na missão da empresa. Defina bem qual perfil de pessoas você deseja para o seu negócio, quais experiências e técnicas devem possuir, e então comece a buscar. Contratar por necessidade sai muito caro. Contrate por alinhamento.

Dê as boas-vindas

Vai além de um kit com um informativo. É nessa hora que você deixa claras as regras da empresa, quais são os papéis e responsabilidades, e insere a pessoa no time. Quando isso acontece, ela inicia um processo único de aceitação da empresa, que marcará sua trajetória para o resto da vida profissional.

Faça a capacitação inicial

Antes de colocar a pessoa em campo, forneça capacitação para a função que irá exercer, seja em sala de aula ou na prática. Essa ação valoriza o colaborador e faz com que ele aprenda os processos corretos, sem vícios. A empresa tem a oportunidade de manter a homogeneidade das rotinas e garantir que a execução será realizada da maneira correta.

Promova avaliações com frequência

De acordo com a política de avaliação, sempre forneça feedback aos colaboradores, orientando-os e reconhecendo seus resultados. Ter indicadores de desempenho é fundamental para que o colaborador saiba onde está posicionado e onde pode chegar.

Tenha um plano de carreira

Todos devem vislumbrar como e onde podem chegar dentro de uma empresa. O plano de carreira dá visibilidade à política de crescimento e remuneração, estimulando e engajando as pessoas por saberem as regras claras do negócio.

Promova a capacitação constante

Quanto mais horas de capacitação os colaboradores têm, melhor é o desempenho da empresa. Eles se sentem mais valorizados e, consequentemente, os resultados são melhores. Desde capacitações técnicas até capacitações interpessoais, o importante é investir no colaborador e registrar esses momentos através de fotos, certificados, entre outras ações.

Ouça as pessoas atentamente sempre

Ter um canal aberto de comunicação é vital para que as pessoas se sintam em um ambiente participativo e colaborativo. Estabelecer programas de ideias fomenta o envolvimento das pessoas no negócio, nos processos, e quem está na operação tem, na maioria das vezes, uma solução ou um jeito simples que vá de encontro com o produto ou serviço, e principalmente, com o cliente.

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Os colaboradores são a espinha dorsal e parte viva do negócio, com interação constante com os clientes, fornecedores, sociedade e acionistas. Sua ação sincronizada leva a um resultado contínuo de satisfação e alinhamento de propósitos, o que hoje se torna um diferencial competitivo. Enquanto uns cortam despesas através das pessoas, outros investem em pessoas. Quem terá o melhor resultado?

*Texto de Anderson Ozawa, CEO da AOzawa Consultoria, especialista em Governança Operacional e Corporativa.

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