A eficiência operacional é um dos principais desafios do setor farmacêutico no Brasil. Segundo pesquisa da consultoria Falconi, 22% das empresas apontam o controle de estoque e a gestão de demanda como seus maiores obstáculos, seguidos por estratégia e planejamento comercial, com 19%. Para Marcelo Miranda, diretor de Varejo e Distribuição da Funcional Health Tech — pioneira e líder no desenvolvimento de tecnologias para programas de suporte a pacientes no Brasil —, a resposta para esse problema está na integração das ferramentas de gestão.

“Mais do que automatizar processos, é preciso conectar os dados e facilitar a tomada de decisão no dia a dia da farmácia”, afirma. Com o objetivo de responder a essas dores do mercado e apoiar o crescimento sustentável das farmácias, a companhia desenvolveu o Funcional Mais, portal completo que centraliza e simplifica as operações do varejo farmacêutico.
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“O Funcional Mais permite que as farmácias acessem e gerenciem com mais facilidade diversos programas de benefícios — sejam industriais ou corporativos — e otimizem o atendimento no balcão. Isso gera novas oportunidades de negócio e fortalece a fidelização dos clientes. Ao focar na experiência do usuário, as farmácias não só aumentam a satisfação dos clientes, como também ganham competitividade no mercado”, complementa o especialista.
Com uma interface intuitiva, o portal foi desenvolvido especialmente para atender farmácias de pequeno e médio porte. A solução reduz o tempo dedicado à gestão de PBMs, amplia o acesso a condições comerciais vantajosas e concentra, em um único canal, o relacionamento com programas da indústria farmacêutica. Outro diferencial é o recurso de antecipação de recebíveis, que fortalece a gestão do fluxo de caixa dos pequenos negócios.

Além dessas funcionalidades, a análise de dados de consumo por região e categoria também permite identificar oportunidades de venda específicas para cada localidade, tornando o reabastecimento mais estratégico e eficiente. Esses recursos contribuem para reduzir perdas por ruptura de estoque, melhorar o sortimento, oferecer preços mais competitivos e garantir uma maior variedade de produtos no PDV, consolidando a farmácia como um ponto de atendimento mais ágil, completo e rentável.