ACG fala sobre o desafio de desenvolver medicamentos mais eficientes

ACG revela dificuldades para produzir medicamentos eficientes
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Mesmo em meio a tantas novas tecnologias que surgem no setor farmacêutico, a administração de medicamentos via oral continua sendo a mais comum: mais de 60% das formulações de dosagem no mercado são formas farmacêuticas orais (FFSO). Espera-se que essa formulação cresça 6,5% ao ano, alcançando 926 bilhões de dólares até 2027.

Mas para continuar o desenvolvimento da FFSO no mercado atual, é preciso criar formulação e soluções para desafios mais complexos, como o aumento da biodisponibilidade, da solubilidade e a combinação de drogas incompatíveis.

Dorene Almeida, líder do laboratório de aplicação; e Anita Solanki, líder de White Papers e formulação Pharma & Neutra da ACG Cápsulas explicam mais sobre o tema.

Tecnologia de liberação modificada

As formulações de liberação modificada ajudam cientistas a pensarem em formas inovadoras para criar medicamentos que atendam às necessidades dos pacientes, mantendo a eficácia dos medicamentos.

“Atingir esse objetivo pode ser desafiador, dada a constante evolução dos ativos farmacêuticos e o desejo crescente de criar medicamentos cada vez mais específicos. No entanto, já existem opões variadas de tecnologias de liberação modificada disponíveis no mercado”, diz Dorene.

Biodisponibilidade

Boa parte dos novos medicamentos desenvolvidos atualmente têm desafios de solubilidade ou biodisponibilidade oral, o que se torna um grande desafio para os produtores ao buscarem novas formulações.

“Uma tecnologia inovadora propõe dissolver a droga em um solvente de base lipídica e encapsulá-la em cápsula rígida desenvolvida especialmente para formulações líquidas e semilíquidas. Formulações em que o ativo está no estado solúvel promovem absorção imediata”, explica Anita.

Veja também: GSK ultrapassa meta de beneficiamento de resíduos no Brasil

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo