Alexandre Padilha conhece a nova fábrica da EMS

Ministro visitou unidade fabril da farmacêutica, a primeira do Brasil voltada para a produção mundial de medicamentos para diabetes e obesidade.
Alexandre Padilha conhece a nova fábrica da EMS
Foto: Ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Publicidade

O ministro-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, visitou, nesta quinta-feira (12), a Rio Biopharmaceuticals Brasil Ltda. (RBBL) – nova fábrica de medicamentos da EMS em Hortolândia (SP), a primeira com tecnologia de ponta para produzir no Brasil e comercializar no país e no mundo as moléculas de liraglutida e semaglutida (os chamados peptídeos), destinadas ao tratamento de obesidade e diabetes.

Leia: EMS lança apresentação em gotas para o tratamento do TDAH e do transtorno alimentar

Acompanhado de Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC (controlador da farmacêutica), Padilha elogiou a planta recém-inaugurada e destacou que, por meio da parceria público-privada, é possível desenvolver terapias inovadoras para beneficiar a população.

Foto: Divulgação

“Essa nova planta é um marco histórico para a saúde brasileira, indústria e inovação tecnológica no país. É uma demonstração de que, quando empresários acreditam na inovação e têm apoio do governo, financiamento, apoio da Finep, BNDES e Ministério da Saúde, comprometendo-se a organizar a compra governamental, é possível ao Brasil produzir os medicamentos mais modernos”, afirmou. Padilha havia visitado pela manhã a Bionovis, que surgiu em 2012 como uma joint venture formada pela EMS e outros três laboratórios farmacêuticos para atuar no segmento de medicamentos biológicos de alta complexidade.

O pronunciamento ocorreu após o ministro conhecer as dependências da RBBL. Em seu discurso, Padilha destacou ainda os avanços tecnológicos da indústria farmacêutica, reforçou a importância da soberania nacional no desenvolvimento científico como garantia para reduzir a dependência estrangeira e ampliar o acesso à saúde a milhões de brasileiros.

“Todos nós vivemos um drama durante a pandemia, que é não produzir no próprio país os medicamentos importantes para salvar vidas. Temos essa planta industrial já produzindo peptídeos – absolutamente pronta para fornecer à população – e também a planta de oncológicos que eu visitei aqui. É um passo a mais na autonomia do Brasil. É o país subindo mais um degrau na autonomia para não ficar sob risco de qualquer oscilação internacional. Então, é segurança para os pacientes, além de renda, emprego e tecnologia no Brasil e na região de Campinas”, disse.

Leia também: Cidade no RJ inaugura farmácia de plantas medicinais

A inauguração oficial da RBBL ocorreu em 23 de agosto, com a presença do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin, da ministra da Saúde Nísia Trindade e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, além de outras autoridades. Na ocasião, Padilha cumpria outra agenda e não pôde participar da solenidade.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Melhores práticas de fabricação orientam empresas a seguirem parâmetros técnicos bem definidos em todas as etapas do processo produtivo.
IV Prêmio Mérito Científico, promovido pela UniEvangélica, destacou a influência das empresas na inovação estadual.
Com o uso de inteligência artificial, a plataforma digital une distribuidores e farmácias, otimiza o processo de compra e democratiza os preços.
Iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade da companhia; meta é zerar as emissões de carbono até 2040.
Empresa de soluções para o mercado farmacêutico, a companhia também atingiu o marco de 20% de colaboradores promovidos em julho.
Empresa destaca seu amplo portfólio em um dos maiores eventos do varejo farmacêutico brasileiro.
Não existem mais matérias para exibir.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.

Pular para o conteúdo