O câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2020, foram aproximadamente 2,3 milhões de novos casos. Para promover a importância dos exames de rotina para prevenção da doença, a Aspen Pharma celebrará o Outubro Rosa em parceria com a Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer (ABRAPAC).
No dia 16, haverá uma sessão de valorização da autoestima para mulheres na sede da Associação, onde receberão sutiãs pós-mastectomia doados pelos colaboradores, além de uma sessão de fotos. No dia 19, será realizada uma live em que mulheres assistidas pela ABRAPAC poderão conversar com colaboradores da Aspen e contar suas histórias e experiências no tratamento.
A gerente médica da Aspen Pharma, Rosana de Deus Decotelli, alerta que todas as mulheres devem fazer o rastreamento com a mamografia a partir dos 40 anos, ou de acordo com indicação médica. As que têm fatores de risco e parentes de primeiro grau com câncer de mama, ovário, pâncreas, próstata ou melanoma devem ficar mais atentas.
“O sinal mais frequente é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares tem maior probabilidade de ser maligno, mas os cânceres de mama também podem ser sensíveis ao toque, macios e com bordas regulares. A mamografia é o exame principal para o rastreio do câncer. Quando necessário, pode ser complementado pela ultrassonografia das mamas”, alerta Rosana.
Veja também: Mais de mil mulheres em tratamento oncológico participarão da programação Outubro Rosa da ABIHPEC