Biografia mostra trajetória de ícone da Prati-Donaduzzi

Obra reconta a história de Luiz Donaduzzi, visionário que fundou a indústria farmacêutica, uma das principais produtoras de genéricos do país.
Biografia mostra trajetória de ícone da Prati-Donaduzzi
Foto: Divulgação
Publicidade

Em Pressa de Futuro, lançamento da Matrix Editora, o biógrafo Rogério Godinho reconstrói, com sensibilidade e profundidade, a trajetória singular de Luiz Donaduzzi, fundador da Prati-Donaduzzi, gigante da produção de genéricos no país.

Espaço publicitário

Visionário, Donaduzzi sempre pautou seu trabalho por dois desejos: fazer diferente e com qualidade, e cultivar a paixão pela educação. Ele transformou essa vontade em um dos maiores cases de empreendedorismo, inovação e compromisso social da história recente. A obra revela os bastidores de uma vida marcada por desafios, escolhas corajosas, integridade inabalável e um senso de urgência que o impulsionou a construir não só uma empresa, mas um legado.

De origem humilde, Luiz foi incentivado desde cedo pelo pai, agricultor, a abandonar a enxada e investir nos estudos. Segundo o patriarca, a busca por qualificação seria o único caminho para superar a miséria que perdurava há gerações na família. Foi com o suporte paterno que ele descobriu a afinidade com o aprendizado e galgou conquistas no ensino e, mais tarde, no curso universitário de Farmácia-Bioquímica.

Antes mesmo de começar a faculdade, porém, ele conquistou um emprego não remunerado em uma farmácia. Sem experiência, observava silenciosamente os colegas e, por conta própria, passou a decifrar bulas, identificar efeitos de medicamentos e atender clientes com receitas muitas vezes ilegíveis. Com foco e disciplina, em poucos meses já se destacava como o melhor vendedor do balcão. Essa dedicação e atenção aos detalhes reverberaram por toda a carreira.

Foto: Divulgação

Com a experiência, veio o desejo de empreender. Depois de abrir a própria farmácia, ele passou a produzir artesanalmente chás, pastas d’água, antissépticos e soluções simples — tudo isso na cozinha de casa, com a colaboração da esposa, Carmen, também farmacêutica. Mais tarde, o sonho de erguer uma indústria farmacêutica se consolidou com a fundação da Prati-Donaduzzi. Instalada em Toledo (PR), a empresa foi formada em sociedade com o irmão de Luiz, Arno Donaduzzi (in memoriam), e o cunhado, Celso Prati.

A criação da Lei dos Genéricos, em 1999, abriu as portas para o crescimento acelerado da empresa. Hoje, a Prati-Donaduzzi é uma das maiores produtoras de medicamentos genéricos do país, com capacidade para fabricar 13 bilhões de doses terapêuticas por ano. Com laboratórios próprios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, consolidou-se como referência no desenvolvimento de fórmulas e na formação de novos profissionais.

O amor pela educação de Luiz resultou ainda na criação do Biopark — Parque Científico e Tecnológico de Biociências. Inaugurado em 2016, o campus de inovação está instalado em uma área de mais de 5 milhões de m² e integra ciência, moradia e negócios em um único ecossistema com o propósito de transformar a sociedade por meio do conhecimento.

O Biopark não nasceu apenas como um centro tecnológico, mas como a materialização de uma visão ousada: a de transformar conhecimento em prosperidade social. O parque se desenvolveu com base em três pilares interligados — educação, ciência e empreendedorismo — para criar um ambiente de inovação capaz de atrair talentos, formar profissionais e gerar soluções para problemas reais da sociedade brasileira. O resultado é um território urbano em constante expansão, que já abriga universidades, empresas de base tecnológica, laboratórios, iniciativas sociais e programas educacionais que vão do ensino técnico ao desenvolvimento de mestres queijeiros reconhecidos internacionalmente, entre outras iniciativas grandiosas.

Mais do que um polo de desenvolvimento econômico, o Biopark é um laboratório de cidadania ativa. A presença de instituições como a Universidade Federal do Paraná demonstra o compromisso com uma formação voltada para a prática, com metodologias modernas e foco na empregabilidade. Paralelamente, projetos como o Clube de Ciências — que atende crianças a partir de quatro anos com transporte gratuito — mostram que a transformação começa desde cedo. O impacto social é visível: além de reduzir a rotatividade na indústria local ao engajar famílias, o Biopark eleva o capital humano da região, tornando Toledo uma referência em desenvolvimento sustentável, educação de ponta e inovação inclusiva.

Hoje, o Biopark é exemplo de como o setor privado pode liderar ações de interesse público, com investimentos próprios em infraestrutura, urbanismo e pesquisa. Suas ruas pavimentadas com padrão industrial, seus conselhos estratégicos e sua projeção internacional mostram um modelo inédito de parque tecnológico de quarta geração, onde se vive, trabalha e aprende. Em um país carente de referências consistentes de transformação social pelo conhecimento, o Biopark representa um caso concreto de que o futuro pode ser construído — com visão, ciência, coragem e, sobretudo, com pressa.

Espaço publicitário

O livro vai além de ser uma biografia empresarial. Pressa de Futuro é um testemunho sobre como a persistência, o rigor ético e a tenacidade empreendedora podem inspirar um país. Leitura essencial para quem acredita no poder das ideias, da ciência e da coragem de não desistir, a biografia de Luiz Donaduzzi revela como é possível transformar desafios em oportunidades, impactando positivamente não só o setor industrial, mas toda a sociedade.

Ficha técnica

Título: Pressa de Futuro – Como Luiz Donaduzzi criou uma gigante farmacêutica e uma revolução na educação
Autor: Rogério Godinho
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-559-2
Número de páginas: 248
Preço: R$ 72,00
Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Farmacêutica registrou mais de R$ 465 milhões em preço pago pelo consumidor (PPP) em maio, com mais de 26 milhões de unidades vendidas.
Campanha é para Pyridium, medicamento contra dor, ardor e desconfortos urinários.
Farmacêutica reforça compromisso com integridade e ética corporativa.
Gerard Piqué, criador da liga, aterrissou na sede da Cimed, em São Paulo, para anunciar o patrocínio da marca.
Eduardo Monge tem o objetivo de consolidar a atuação regional da companhia com marcas como TENA, Libresse e Pequeñín.
Brasil, que vem recebendo aportes crescentes na área, atualmente participa de 47 estudos, em colaboração com 332 centros clínicos.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.