Cimed lança primeira inteligência artificial brasileira de bulas de medicamentos

Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais acessíveis.
Cimed lança primeira inteligência artificial brasileira de bulas de medicamentos
Foto: Lançada em maio, em celebração ao mês do genérico, a inovação marca um passo inédito na digitalização do acesso à saúde no país
Publicidade

A Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de vendas, anuncia o lançamento da Claud.IA — a primeira inteligência artificial brasileira criada para traduzir, simplificar e democratizar o acesso à informação sobre medicamentos. A IA nasce com o objetivo de romper as barreiras técnicas e linguísticas que afastam milhões de brasileiros da compreensão plena das bulas de medicamentos.

Espaço publicitário

Claud.IA é uma assistente digital que funciona como o “ChatGPT dos medicamentos”, capaz de ler bulas em voz alta, explicar a composição, os efeitos colaterais e as orientações de uso de forma acessível, com linguagem simples e adaptada a diferentes públicos — especialmente pessoas idosas, com baixa escolaridade ou que enfrentam dificuldades com termos técnicos. Além disso, a IA também envia lembretes nos horários corretos para a medicação e ajuda a localizar a farmácia mais próxima.

O nome “Cláudia” é uma homenagem à mãe dos irmãos João Adibe, CEO da Cimed, e Karla Felmanas, vice-presidente da companhia. Cláudia, que faleceu em 2009, era farmacêutica de formação e inspirou não apenas o nome, mas também a persona da assistente virtual, cuja missão é cuidar, educar e facilitar o acesso ao conhecimento sobre medicamentos no Brasil.

Leia também: Cimed lança primeira linha infantil da Lavitan em parceria com a Turma da Mônica

“Minha mãe, Cláudia, foi o coração da nossa família e o começo da história da Cimed. Com essa inteligência artificial, queremos transformar o jeito como os brasileiros se relacionam com a saúde. Bulas são complexas, os nomes são difíceis, e muita gente toma remédio sem entender o que está fazendo. A Cláudia vem para mudar isso. É inclusão, é cuidado, é o futuro”, afirma João Adibe Marques, CEO da Cimed.

O desenvolvimento da Cláudia envolveu uma equipe multidisciplinar composta por farmacêuticos, linguistas, engenheiros de dados e especialistas em UX, que trabalharam para adaptar milhares de bulas e nomes de medicamentos à linguagem natural. A tecnologia utilizada é baseada em inteligência artificial generativa, com suporte da plataforma Google Gemini.

A Cimed reforça que a Cláudia é apenas o início de uma nova fase para o setor farmacêutico, que passa a integrar soluções de alta tecnologia com impacto direto na educação em saúde, na adesão aos tratamentos e na autonomia da população.

Campeã na venda de genéricos

Líder em vendas no mercado participativo da categoria e presente em 98% das farmácias brasileiras, a Cimed é uma grande entusiasta dos medicamentos genéricos, que, com preços mais acessíveis, contribuíram para aumentar o acesso da população à saúde. Desde sua adoção, em 1999, a expectativa de vida do brasileiro passou de 70,06 anos para 75,5 anos atualmente, segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pela legislação, os genéricos devem ser comercializados com, no mínimo, 35% de desconto em relação ao medicamento de referência. Os preços menores já representam uma economia de cerca de R$ 300 bilhões ao bolso dos brasileiros, de acordo com a PróGenéricos.

O forte desempenho da empresa nesse segmento pode ser observado pelos resultados registrados no ano passado, quando o faturamento cresceu 15% na categoria. Nesse mesmo período, os genéricos representaram 30% da receita bruta e 50% do volume de vendas da empresa. Foram mais de 226 milhões de caixinhas de genéricos comercializadas, um crescimento de 16% em relação ao ano anterior.

Nova caixinha

No ano passado, a Cimed promoveu uma campanha educativa sobre os genéricos, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre os benefícios proporcionados por esse tipo de medicamento, além de desmistificar o assunto, no ano em que se celebraram os 25 anos da Lei dos Genéricos no Brasil.

https://ascoferj.com.br/landing_pages/solucoes-juridicas-regulatorias/
Espaço publicitário

A empresa também anunciou uma nova embalagem, com letras maiores e espaços em branco para que o paciente possa anotar tanto o intervalo entre as doses quanto a quantidade de comprimidos a ser tomada.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Companhia também abre novas vagas de emprego na cidade.
Ação visa reforçar o compromisso da empresa com cultura, esporte, saúde e meio ambiente, com foco em impacto social positivo.
Documento destaca avanços em equidade, inovação e meio ambiente.
Novo posicionamento, pautado em ampla pesquisa para entender as mulheres, resgata autenticidade, intimidade e autocuidado.
Protetores solares, cosméticos, descongestionantes e produtos multifuncionais são as novidades da marca.
Campanha Semana É de Coração terá desdobramentos com ações abertas ao público no dia 26, em cinco cidades brasileiras.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.