Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de HPPC teve um crescimento de 0,8% em faturamento (vendas ex-factory) no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Destaques em junho
O destaque foi o mês de junho, que registrou alta de 4,9% em valor de vendas e teve grande parte do aumento em razão do segmento Tissue (lenços para limpeza) e da “cesta Covid-19 de consumo”, que conta com álcool em gel, sabonetes (líquido e em barra), papel higiênico, lenços de papel descartáveis e toalhas de papel multiuso. Esses produtos, juntos, tiveram um crescimento de 12,8% em junho e de 19,7% no acumulado do primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.
“Diante do momento atual de enfrentamento do coronavírus e a necessidade de reforço dos hábitos de higiene, a essencialidade desses produtos ficou ainda mais evidente. Os consumidores inseriram tais itens em seu dia a dia de maneira ainda mais forte”, revela João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
Crescimento geral
O aumento de 0,8% entre os meses de janeiro e junho deste ano é visto de forma extremamente positiva, já que ocorreu durante o período mais crítico de isolamento social, entre os meses de março e abril.
Mesmo com as incertezas para o futuro, as empresas do setor de HPPC esperam um resultado melhor no segundo semestre do ano e estimam um crescimento de 1,1% para o fechamento de 2020, como indicam os dados apurados no Simulador de Mercado da ABIHPEC.
O olhar otimista é corroborado pelos dados de julho apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo, que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apresenta o setor de HPPC em primeiro lugar, com um total de 56,7 pontos.
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