Ícone do site Revista da Farmácia

Com alta de 0,8% no primeiro semestre, indústria de HPPC está otimista para próximos meses

Indústria HPPC tem crescimento no primeiro semestre de 2020

Foto: freepik

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de HPPC teve um crescimento de 0,8% em faturamento (vendas ex-factory) no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Destaques em junho

O destaque foi o mês de junho, que registrou alta de 4,9% em valor de vendas e teve grande parte do aumento em razão do segmento Tissue (lenços para limpeza) e da “cesta Covid-19 de consumo”, que conta com álcool em gel, sabonetes (líquido e em barra), papel higiênico, lenços de papel descartáveis e toalhas de papel multiuso. Esses produtos, juntos, tiveram um crescimento de 12,8% em junho e de 19,7% no acumulado do primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.

“Diante do momento atual de enfrentamento do coronavírus e a necessidade de reforço dos hábitos de higiene, a essencialidade desses produtos ficou ainda mais evidente. Os consumidores inseriram tais itens em seu dia a dia de maneira ainda mais forte”, revela João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

Crescimento geral

O aumento de 0,8% entre os meses de janeiro e junho deste ano é visto de forma extremamente positiva, já que ocorreu durante o período mais crítico de isolamento social, entre os meses de março e abril.

Mesmo com as incertezas para o futuro, as empresas do setor de HPPC esperam um resultado melhor no segundo semestre do ano e estimam um crescimento de 1,1% para o fechamento de 2020, como indicam os dados apurados no Simulador de Mercado da ABIHPEC.

O olhar otimista é corroborado pelos dados de julho apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo, que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apresenta o setor de HPPC em primeiro lugar, com um total de 56,7 pontos.

Veja também: Farmácias associativistas da Farmarcas crescem 40% em julho

Sair da versão mobile