Crescimento na indústria de cosméticos vai exigir tecnologia em gestão

Levantamento da TCP Partners mostra que o setor de cosméticos e higiene pessoal terá um crescimento de quase 6% até 2025 no Brasil.
Crescimento na indústria de cosméticos vai exigir tecnologia em gestão
Foto: Divulgação
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O setor de cosméticos e higiene pessoal terá um crescimento de quase 6% até 2025 no Brasil, consolidando o país como o quarto maior mercado mundial, segundo levantamento da TCP Partners. Já as projeções da Redirection International apontam que o ramo de beleza e cuidados pessoais crescerá 7% ao ano até 2027 em solo nacional.

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Os dados mostram que o setor vem se destacando e, de acordo com a Faculdade IEPG, muito disso se deve à tecnologia, já que diversos processos atuais são frutos de inovações tecnológicas. A tendência é que, para acompanhar o crescimento, o mercado continue se mantendo atualizado, principalmente quanto às tecnologias de gestão.

Uma das tecnologias que têm ajudado a indústria de cosméticos é o sistema do tipo ERP, um software que integra todos os documentos e departamentos, promovendo indicadores reais para a gestão da indústria. A sigla vem do termo inglês Enterprise Resource Planning, que significa planejamento de recursos empresariais.

O que motiva o crescimento da indústria

Pesquisa da Offerwise revela que quase 70% dos brasileiros dizem usar produtos de beleza para se sentirem bem. A relação dos cosméticos com a autoestima é um dos motivos que ajudam a explicar o crescimento do setor, conforme pesquisadores.

Em entrevista à imprensa, um dos responsáveis pelo estudo da Redirection International, Vinícius Oliveira, afirma que as tendências de autocuidado, a busca por marcas com propósito e o consumo de experiências estão em alta nos últimos anos, fazendo com que as pessoas busquem produtos alinhados a essas características.

Oliveira pontua, também, que o setor cresceu 30,5% em termos absolutos nos últimos cinco anos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, entre os maiores do mundo.

O comportamento dos brasileiros também é defendido como motivo para o crescimento do setor pelo responsável pela projeção da TCP Partners, Ricardo Jacomassi. Em entrevista à imprensa, ele ressalta que os hábitos dos brasileiros referentes ao uso recorrente de cosméticos são indutores do consumo.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela TCP Partners, em 2022, o setor reuniu 3.396 empresas, exportou R$ 4,1 bilhões e gerou uma receita bruta de R$ 54 bilhões para os fabricantes.

Em 2023, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor fechou o ano com valor recorde de exportações, alcançando US$ 911,2 milhões.

Novas tecnologias ajudam o setor

Conforme explica a Faculdade IEPG, a tecnologia tem sido uma aliada para o setor de cosméticos durante o período de ascensão. A instituição destaca que as inovações tecnológicas têm ajudado tanto as indústrias quanto os empreendedores que trabalham com serviços da área, como procedimentos estéticos e tratamentos de beleza.

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Existem alguns tipos de inovações que se destacam, principalmente no que diz respeito aos processos industriais. O episódio “ERP na indústria de cosméticos Feitiços Aromáticos”, do podcast “Casos de Sucesso”, da empresa brasileira Nomus, destaca que o uso de sistemas ERP na indústria de cosméticos trouxe mais estruturação e otimização para as etapas de fabricação.

A adoção desse tipo de tecnologia pode ser eficaz para otimizar os processos, monitorar e melhorar KPIs (sigla para Key Performance Indicators), que em português significa indicadores-chave de performance.

Um exemplo de como o sistema ERP pode ajudar o setor de cosméticos é no controle de lotes e validade de produtos. Os itens produzidos nessas indústrias são sensíveis e precisam ser separados em lotes, com diferentes datas de validade.

Ao adotar esse tipo de tecnologia, as empresas conseguem ter diferentes segmentos atendidos e garantem a eficácia das verificações de qualidade. Em períodos de alta demanda, é importante que os lotes sejam verificados para que não haja falhas no produto que chega ao consumidor, atendendo às normas governamentais de segurança.

Outro ponto de destaque é o controle financeiro da indústria de cosméticos. O sistema ERP é um software que otimiza e centraliza todas as informações, por isso empresas que investem nesse sistema conseguem ter fácil acesso a relatórios que permitem uma análise profunda da situação da empresa e momentos de crescimento.

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