A EMS acaba de lançar a campanha “É De Coração” para conscientizar sobre os riscos, incentivar o diagnóstico correto e a adesão ao tratamento da hipertensão, patologia popularmente conhecida como “pressão alta”. Com foco inicial 100% no ambiente digital, a iniciativa tem o propósito de levar informação e engajar pacientes e a população em geral, com o apoio da comunidade de médicos e profissionais da saúde.
Leia: EMS lança suplemento alimentar para apoiar a saúde cognitiva infantil
A escolha pelo mês de dezembro foi estrategicamente planejada para coincidir com esse período de final de ano, quando famílias inteiras costumam se reunir mais e abordar temas como cuidados com a saúde, promovendo reflexões sobre o tema.
O anúncio aconteceu durante evento da empresa para 20 profissionais da saúde em sua sede, em Hortolândia (SP), no dia 9 de dezembro. Na ocasião, a área de Prescrição Médica da Cardiologia EMS apresentou a campanha e convidou os presentes a aderirem à causa, reforçando que a hipertensão é uma doença importante que afeta 1 em cada 3 pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A abertura do evento foi realizada pelo cardiologista e diretor médico da EMS, Iran Gonçalves Junior, que destacou a importância do momento e da iniciativa da Prescrição: “Temos certeza de que estamos falando com todos aqueles que desenvolvem um trabalho sério e científico, o que contribui de maneira positiva para o alcance e o resultado dessa ação de conscientização”, afirmou.
Campanha para transformar vidas
Os convidados acompanharam o plano estratégico da EMS, que tem como pilares a conscientização, educação, prevenção e inovação. A missão da empresa é liderar no Brasil o debate sobre diagnóstico e adesão ao tratamento da hipertensão.
“A população sabe o que é pressão alta, mas desconhece o real significado e os desdobramentos que a hipertensão traz consigo. Nosso papel como laboratório líder é o de transformar e salvar vidas, algo que fazemos de coração, por isso o nome da campanha”, explica Joaquim Alves, diretor da Unidade de Negócios de Prescrição Médica da EMS.
Durante o evento “É de Coração”, foram apresentados insights de uma pesquisa primária liderada pela EMS sobre pacientes crônicos. Quando se fala de hipertensão, existe falta de conhecimento, de adesão ao tratamento (quando a pressão estabiliza, o paciente interrompe o medicamento) e inércia terapêutica. Foram também destacados os dados obtidos pela empresa para entender as maiores buscas na internet, esclarecendo que 94% da população procura por informações sobre saúde. “Essa tendência reforça a importância de profissionais de saúde ocuparem espaços digitais com conteúdo educativo e confiável”, afirmou Joaquim.
Campanha “É De Coração” em 2025
As iniciativas desta campanha ganharão mais intensidade a partir de abril do ano que vem, com a celebração, em 26/04, do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Além de continuar trazendo informações de qualidade no meio digital, com ações de marketing e impacto social, a campanha será veiculada em emissoras de TV e contará com mutirões de saúde e ações em comunidades.
Destaques do evento de lançamento
A programação contou com a presença da embaixadora da EMS, Amanda Meirelles, médica e influenciadora digital, e do especialista em healthcare da Amazon Web Services, Jacson Barros. Ambos abordaram a relevância do ambiente digital para disseminar informações corretas de saúde.
Leia também: Como usar o ChatGPT na sua farmácia
“Precisamos ocupar nossos espaços no digital com responsabilidade. Nosso papel como profissionais é trazer informação clara, objetiva e que gere conexão e credibilidade com o público. Quando acertamos a linguagem, conseguimos promover mudanças reais na forma como as pessoas cuidam da saúde. Redes sociais são hoje um cartão de visita e uma poderosa ferramenta para conscientizar e engajar”, destacou Amanda Meirelles.
Jacson Barros, especialista em Cuidados com a Saúde da Amazon Web Services (AWS), trouxe sua visão sobre o cenário de inovação no ambiente médico e destacou a importância da Inteligência Artificial. “A IA generativa é uma ferramenta poderosa com o potencial de transformar negócios, aumentar a produtividade e gerar valor significativo. Quem tiver os melhores dados, terá o uso mais eficiente e econômico da tecnologia”, explicou. O especialista também falou sobre “a responsabilidade de implementação de forma a garantir equidade, segurança e transparência, para que o uso seja confiável”.