Ícone do site Revista da Farmácia

Febrafar inicia processo de compliance apresentando Código de Conduta

Febrafar inicia processo de compliance com Código de Conduta

Foto: freepik

A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), com o objetivo de se consolidar como referência em gestão associativista no País, está iniciando o seu programa de compliance. O termo tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir.

No ambiente corporativo, significa estar em conformidade tanto com as normas externas – ambiental, fiscal, trabalhista, societária, contratual, concorrencial, administrativa e penal – quanto com as diretrizes internas – código de ética, procedimentos e políticas internas – que regem o negócio.

Código de Conduta

O primeiro passo para a implementação do compliance na organização aconteceu no meio deste ano, quando o Código de Conduta da Febrafar foi apresentado. Para isso, foram criados canais para reportar possíveis violações a ele: o Departamento de Compliance, o Canal de Conduta no site da Febrafar e o e-mail: canaldeconduta@febrafar.com.br.

O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, comenta: “O Código de Conduta contempla os princípios e valores desejados de atuação na prestação de serviços da Febrafar e consagra o trabalho de profissionais, colaboradores e associados que já passaram e que ainda estão conosco”.

O Código, desenvolvido pela área jurídica da entidade, pode ser visto como um guia com referenciais de condutas desejadas e que devem nortear as ações e decisões da diretoria, dos colaboradores e dos associados, apresentando como agir em relação a parceiros, concorrentes sociedade e governo.

Paula Aciron, advogada que coordenou o trabalho, revela que o trabalho foi positivo: “Iniciamos todo o processo de elaboração no começo de 2020, e o resultado foi um material bem consolidado e amplo, que mostra que nossa conduta é baseada em princípios e valores sólidos e que demonstram nosso caráter ético, exemplo de boa conduta e respeito em nossas relações”.

Benefícios

Entre os benefícios do processo de compliance, estão a proteção da integridade civil e criminal da entidade, a transparência e a confiança nas relações internas e externas, a possibilidade de maior eficiência e a produtividade e melhoria da imagem corporativa para o mercado.

Veja também: Febrafar conquista selo da Great Place to Work

Sair da versão mobile