Germed salta para a quarta posição no mercado de genéricos

Farmacêutica adotou um novo modelo de gestão, reposicionou a marca e vem investindo em um portfólio com produtos exclusivos.
Germed salta para a quarta posição no mercado de genéricos
Foto: Linha feminina da Germed
Publicidade

A Germed, laboratório farmacêutico do Grupo NC, subiu da 8ª para a 4ª posição no ranking das fabricantes de genéricos, com um faturamento inédito de cerca de R$ 1,2 bilhão em 2023 – o que representa um crescimento de 25% em comparação com 2022, segundo a consultoria IQVIA (PPP/FEV-2024). No período, a empresa comercializou um volume recorde de 117 milhões de unidades (caixas) de medicamentos e passou a deter 6,5% de market share. Para 2024, a meta é faturar R$ 1,4 bilhão, o que corresponderá a um avanço de 19%, mantendo a nova posição conquistada no ranking.

Leia: Germed doa 78 mil repelentes para a ONG Gerando Falcões

De acordo com Caue Nascimento, diretor-executivo de Genéricos do Grupo, o desempenho foi conquistado com base em um novo modelo de gestão, que recuperou o propósito da companhia e teve como pilares a valorização e a motivação dos colaboradores. “Queremos construir um grande laboratório de medicamentos genéricos no Brasil e dobrar o faturamento da Germed nos próximos 4 anos. Estamos apenas no início desta nova história que começa a ser escrita pela companhia”, afirma.

De 2020 a 2024, a empresa também se debruçou na renovação e atualização do portfólio, focando nas marcas mais representativas para a Germed e para o setor. “A formatação de um novo pipeline mais estratégico de produtos, com vários lançamentos, levou à otimização do nosso portfólio, agregando mais inovação e exclusividade a pacientes e clientes. Nossa intenção é trazer ao mercado cada vez mais moléculas e extensões de linhas de medicamentos de prescrição (que necessitam de receituário médico) que ainda não contam com versão genérica”, explica Gustavo Possani, diretor-adjunto de Marketing da Germed.

No último trimestre de 2023, os produtos lançados pela Germed responderam por 12,4% do resultado da companhia, a maior representatividade alcançada por lançamentos entre as dez primeiras indústrias de genéricos no ranking nacional. Só em 2024, até junho, já foram feitos 7 lançamentos de produtos pela empresa.

Segundo Possani, outro grande impacto positivo no crescimento foi o recente trabalho de desenvolvimento da nova logomarca, identidade visual e verbal, e construção de novas embalagens com design moderno e clean, visando tornar a marca mais jovem, leve e próxima, com fácil reconhecimento nos pontos de venda. “Toda essa transformação teve o objetivo de reforçar nosso movimento de evolução associado à nossa essência de simplificar a busca por uma vida mais equilibrada. Uma mudança que foi muito bem recebida pelos nossos públicos de relacionamento”, conta.

Equipe, tecnologia e novas estratégias

Com relação a pessoas, o primeiro passo foi readequar perfis profissionais e estabelecer atribuições, além de implementar uma rotina de celebrações, reconhecimentos e realizar promoções e contratações alinhadas com a cultura da empresa. Também foi criado um plano estratégico estruturado de endomarketing e investido em treinamento e desenvolvimento da liderança. “Como resultado, conquistamos a certificação GPTW em 2023 e passamos a reconhecer nosso time de acordo com a performance. De 4,6% em 2020, chegamos a 30% do time reconhecido em 2024”, conta Caue Nascimento.

Leia também: Chegada do inverno pode gerar boas vendas para o varejo

Nascimento destaca, ainda, as novas estratégias para promoção e venda dos produtos para distribuidores. A adoção de novas tecnologias e canais para suportar o tamanho e o crescimento do negócio está entre as mais relevantes. Também aumentamos nossa força de vendas de 89 para 130 pessoas, passamos a estar em 20 estados do país e criamos uma estrutura de gestão mais eficiente e personalizada, dedicada ao atendimento das médias e pequenas contas”, acrescenta.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Ministro visitou unidade fabril da farmacêutica, a primeira do Brasil voltada para a produção mundial de medicamentos para diabetes e obesidade.
Melhores práticas de fabricação orientam empresas a seguirem parâmetros técnicos bem definidos em todas as etapas do processo produtivo.
IV Prêmio Mérito Científico, promovido pela UniEvangélica, destacou a influência das empresas na inovação estadual.
Com o uso de inteligência artificial, a plataforma digital une distribuidores e farmácias, otimiza o processo de compra e democratiza os preços.
Iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade da companhia; meta é zerar as emissões de carbono até 2040.
Empresa de soluções para o mercado farmacêutico, a companhia também atingiu o marco de 20% de colaboradores promovidos em julho.
Não existem mais matérias para exibir.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.

Pular para o conteúdo