Gestão de processos na indústria farmacêutica ganha impulso com tecnologia

Sistema ERP pode ajudar a automatizar operações e mitigar erros nas empresas do setor.
Gestão de processos na indústria farmacêutica ganha impulso com tecnologia
Foto: Divulgação
Publicidade

A indústria farmacêutica brasileira movimentou mais de 190 milhões de reais em 2023, conforme dados divulgados pela consultoria Redirection International. O levantamento observou o crescimento do setor nos últimos anos. Entre os motivos que explicam a expansão está o uso de novas tecnologias para a gestão de processos da área.

Leia: Indústria farmacêutica: uma perspectiva sobre programas para pacientes

Inovações tecnológicas, como o sistema ERP para indústrias, estão sendo cada vez mais usadas no setor para aprimorar processos internos, que vão desde a pesquisa e o desenvolvimento até a produção e a distribuição.

Segundo explicação do Sebrae, a sigla ERP vem do termo em inglês Enterprise Resource Planning e se refere a um software ou sistema de gestão que organiza e integra informações e processos de uma empresa. Dessa forma, funciona como uma plataforma que conecta diferentes áreas e apresenta funcionalidades específicas.

As empresas farmacêuticas têm a missão de fornecer produtos para a saúde e o bem-estar da população. Os processos são complexos, assim como as exigências legais para garantir a segurança e a qualidade do que é produzido.

Na indústria farmacêutica, a tecnologia ERP pode ser usada para obtenção de dados, administração de processos, entre outras funções. Por meio dela, é possível unificar informações e operações em um só lugar para facilitar o fluxo de trabalho.

Além do ERP, outras tecnologias são capazes de auxiliar nos processos industriais e, por isso, também têm sido implementadas pelo setor. Uma delas é o MRP para indústrias, também conhecido como Material Requirements Planning, utilizado para calcular a quantidade de materiais necessários para atender o plano de produção e as demandas dos clientes.

Uso de ERP será maior no próximo ano

Dados do estudo “Cloud ERP Market by Component, Business Function, Industry Vertical, Organization Size, and Region – Global Forecast to 2025” mostram que a projeção é que o uso de ERP aumente 17,4% no próximo ano.

Na análise do Sebrae, a vantagem dessa tecnologia é a possibilidade de ser implementada em módulos, ou seja, a ferramenta pode ser adicionada em cada área separadamente, conectando todas.

Essa característica permite entender as necessidades da empresa conforme o momento ou setor. Por isso, é possível usar a tecnologia para processos de faturamento, RH, compras, estoque, produção, fiscal e outras áreas da indústria.

Estudos apontam benefícios do ERP para o setor farmacêutico

O “Estudo da Aplicação e Utilização da Ferramenta de Cronoanálise em Indústria Farmacêutica”, publicado na Revista Ft, mostra que o uso da tecnologia ERP é capaz de melhorar a gerência de todo o processo produtivo do setor farmacêutico.

A primeira função da tecnologia em uma indústria da área é automatizar processos. Isso significa que tarefas manuais e repetitivas ganham, na automação, uma versão capaz de reduzir erros e acelerar o ciclo de produção, o que aumenta a produtividade e libera o foco dos colaboradores para atividades mais estratégicas.

Outra possibilidade é o uso do ERP para a gestão e o controle de materiais e produtos. O software é capaz de oferecer módulos que auxiliam no gerenciamento, no monitoramento e na qualidade dos itens produzidos nas indústrias.

O estudo “A importância do controle de qualidade na indústria farmacêutica”, publicado na Revista Uningá, informa que a maioria dos produtos produzidos pelo setor promove sensações de bem-estar, o que faz com que a qualidade e a aparência sejam sempre analisadas com cautela pelos consumidores.

Outra vantagem da tecnologia ERP é assegurar a conformidade com as regulamentações do setor. A indústria farmacêutica deve cumprir a legislação e as regras impostas por órgãos reguladores para garantir o padrão de qualidade e segurança.

O sistema ERP permite verificar o cumprimento das obrigações legais por parte da empresa, mantendo registros precisos e garantindo a conformidade para evitar penalidades e estabelecer uma relação de confiança com o mercado.

Leia também: Brasil aposta na indústria farmacêutica e em produtos para cuidados pessoais

Ainda segundo o estudo publicado na Revista Ft, a tecnologia também consegue coletar dados precisos que auxiliem na redução de falhas, erros, desgastes de materiais e outros problemas.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo