Gestão de suprimentos é fundamental na indústria farmacêutica

Sistemas de monitoramento e controle de estoque ajudam a evitar desperdícios.
Gestão de suprimentos é fundamental na indústria farmacêutica
Foto: Divulgação
Publicidade

Entre 2019 e 2023, mais de R$ 2 bilhões em insumos comprados pelo Ministério da Saúde, como medicamentos e vacinas, foram jogados no lixo ou incinerados por não serem usados dentro do prazo de validade. Os dados são da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados e alertam para a necessidade de controle de estoque e logística dos medicamentos, garantindo a entrega segura e de qualidade à população.

Leia: Germed salta para a quarta posição no mercado de genéricos

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), todo negócio precisa de uma cadeia de suprimentos para evitar desperdícios e aumentar os resultados. Planejamento, controle de qualidade, gestão de armazenamento e de distribuição são necessários para que o processo ocorra de maneira correta.

A indústria farmacêutica não é diferente. Desde a produção até a entrega ao paciente, cada etapa precisa ser coordenada para garantir a integridade e a disponibilidade dos produtos, reduzindo riscos de contaminação, alteração e danos durante o transporte.

Software auxilia no enfrentamento de desafios do setor

O setor das indústrias farmacêuticas enfrenta diversas dificuldades de logística, como a complexidade da cadeia de fornecimento, que envolve múltiplos distribuidores e fornecedores, e as regulamentações rigorosas, tanto nacionais quanto internacionais.

A gestão de suprimentos deve garantir que todos os produtos atendam a requisitos de verificação e documentação, obedecendo a padrões de segurança. Para saber o que é permitido ou não no segmento, é necessário conhecer a legislação e estar a par das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do setor.

O uso de um sistema de gestão industrial permite o monitoramento contínuo, a automação dos processos e o desenvolvimento de ações embasadas em informações reais, conforme destaca o Sebrae.

Esses softwares são conhecidos como ERP, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, e criam uma visão mais detalhada dos processos para que os gestores tomem decisões embasadas, a partir do índice de rotatividade de estoque e dos custos logísticos. Eles também possibilitam o controle dos lotes e prazos de validade dos produtos, reduzindo as perdas ao priorizar aqueles que já estão se aproximando da data de vencimento.

Controle de estoque diminui perdas ou falta de suprimentos

Equilibrar a oferta e a demanda de suprimentos é essencial para a gestão de estoque no setor da indústria farmacêutica. De acordo com o Ministério da Saúde, o controle garante a regularidade do abastecimento, elimina perdas e desperdícios e fornece subsídios para determinar o que é necessário adquirir.

Um desafio da administração de materiais, como aponta o órgão, é o dimensionamento correto da quantidade. Para manter a regularidade no abastecimento da rede de serviços, é necessário utilizar instrumentos para registro das informações, que facilitam o monitoramento.

Os módulos e sistemas de Material Requirements Planning (MRP) são alternativas usadas pelo setor. Eles calculam a quantidade de materiais que a indústria precisa para atender ao plano de produção e às demandas de clientes.

Um dos benefícios do MRP é propiciar um planejamento mais preciso ao dimensionar o Tempo de Reposição ou Ressuprimento (TR), que é o período decorrido desde a solicitação da compra até a entrega. Dessa forma, é considerado o tempo gasto na emissão do pedido, na tramitação do processo de compra e na entrega do fornecedor.

Uso da Inteligência Artificial agiliza os processos

De acordo com o Sebrae, o uso da Inteligência Artificial (IA) nas indústrias farmacêuticas também é uma possibilidade que confere vantagens, pois as empresas do setor aumentam a produtividade, os ganhos e a competitividade no mercado.

Leia também: Drogaria Coutinho é primeira do Estado do RJ a ter robô BD Rowa

A tecnologia pode ser aplicada nas operações a partir da integração de dispositivos e maquinários com soluções inteligentes, a fim de otimizar a linha de produção. Isso gera maior automação do fluxo de trabalho e otimização das atividades, contribuindo para maior precisão dos resultados e a redução dos custos.

A partir da análise baseada em dados e do acompanhamento de mudanças regulatórias, a IA pode ajudar também a obter avaliações sobre o desempenho operacional e a identificar novas oportunidades.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Ministro visitou unidade fabril da farmacêutica, a primeira do Brasil voltada para a produção mundial de medicamentos para diabetes e obesidade.
Melhores práticas de fabricação orientam empresas a seguirem parâmetros técnicos bem definidos em todas as etapas do processo produtivo.
IV Prêmio Mérito Científico, promovido pela UniEvangélica, destacou a influência das empresas na inovação estadual.
Com o uso de inteligência artificial, a plataforma digital une distribuidores e farmácias, otimiza o processo de compra e democratiza os preços.
Iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade da companhia; meta é zerar as emissões de carbono até 2040.
Empresa de soluções para o mercado farmacêutico, a companhia também atingiu o marco de 20% de colaboradores promovidos em julho.
Não existem mais matérias para exibir.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.

Pular para o conteúdo