Natura e Box Print inauguram fábrica de embalagens sustentáveis

Objetivo é que as empresas trabalhem em uma cadeia integrada e sustentável para produzir até sete milhões de embalagens por ano.
Natura e Box Print inauguram fábrica de embalagens sustentáveis
Foto: Equipe do Ecoprint
Publicidade

No ano em que será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – a COP 30 – no Pará, a Natura expande suas iniciativas de circularidade no estado. A mais recente delas é a inauguração de uma fábrica para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis junto à empresa gaúcha Box Print. A nova planta, batizada de “Ecoprint”, está localizada dentro do Ecoparque, complexo industrial da Natura no município de Benevides (PA), e estima-se que produza entre 5 e 7 milhões de cartuchos de sabonetes por mês.

Leia: Sete estratégias de sucesso para encantar clientes

A iniciativa reforça o compromisso da Natura em unir esforços em prol da regeneração climática, social e ambiental por meio de seu modelo de negócios, principalmente na região amazônica, onde será sediada, também, a COP 30 – uma oportunidade para o Brasil ampliar a visibilidade global de sua agenda climática e enfatizar o potencial da Amazônia como polo gerador de prosperidade para o país e para o mundo.

A fábrica vai operar dentro do conceito de simbiose aplicado ao desenvolvimento industrial, um modelo de cooperação entre empresas ou setores que visa otimizar a utilização de resíduos e recursos. O propósito da parceria é estabelecer uma cadeia produtiva sustentável e integrada, na qual os insumos gerados ou descartados por uma companhia sejam reaproveitados na produção de outra.

Atualmente, 94% da demanda de sabonetes da Natura e da Avon é atendida pelo Ecoparque, que produziu 505 milhões de unidades somente em 2023 – são mais de 3,2 bilhões em uma década. Todas as etapas de fabricação dos sabonetes são realizadas nesse espaço, desde o manejo sustentável dos óleos vegetais fornecidos por comunidades parceiras, passando pela produção da massa base de sabonetes até a finalização da produção com outros insumos da sociobiodiversidade incorporados à massa.

A instalação da nova unidade da Box Print tem foco na inovação sustentável e no fortalecimento da economia da região. Além disso, contará com 100% de mão de obra local, recrutada com apoio do banco de talentos da prefeitura de Benevides.

Foto: Ecoprint

A Box Print é a segunda companhia a integrar o ecossistema de parceiros do Ecoparque, após a Symrise, empresa de criação de fragrâncias, inaugurar uma fábrica de manteigas e óleos essenciais dentro do complexo, em 2015.

“Estamos muito animados com a chegada da Box Print ao nosso Ecoparque, principalmente por conta de sua capacidade técnica e de seu compromisso com a sustentabilidade, que é inegociável para nós. O mais interessante é que não há contrato de exclusividade com a Natura e eles poderão atender outras empresas no Pará. É a nossa maneira de contribuir para tornar a Amazônia um polo de geração de inovação e tecnologia, estimulando outras indústrias a atuarem na região”, afirma Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura.

Leia também: NRF 2025: Principais tendências para as farmácias

“Ter uma operação no Pará é um marco não apenas logístico, mas estratégico em nossa caminhada ESG. Queremos gerar impacto socioeconômico positivo na região. Além disso, 100% da mão de obra será paraense, com investimentos no desenvolvimento técnico e profissional de talentos locais, fortalecendo nossa missão de contribuir com o progresso sustentável das comunidades onde atuamos”, diz André Schmitt, CFO da Box Print.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Com um atendimento humanizado, a parceria com a empresa Vittude acolhe colaboradores e seus familiares.
Renovação de parte da frota e otimização logística garantem entregas em até 24 horas.
Anvisa já emitiu autorização para a comercialização, pelo Teuto, de dois medicamentos.
Access to Medicine Index 2024 destaca a liderança da companhia em pesquisa e desenvolvimento, além da governança de acesso.
A fim de expandir essa frente de negócios, a companhia redesenhou sua área comercial, fortalecendo a gerência de vendas do canal.
Farmacêutica investe em programa de orientação, suporte e apoio para prevenir e minimizar os impactos do estresse, da depressão e do burnout.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo