Projeto de farmacêuticas para ampliar diagnóstico de câncer de pulmão no Brasil cresce em 2021

Farmacêuticas se unem para projeto de diagnóstico de câncer de pulmão
Foto: freepik
Publicidade

O projeto Lung Mapping, parceria entre quatro farmacêuticas – AstraZeneca, Bayer, Pfizer e Roche – foi criado há dois anos para ampliar o acesso ao diagnóstico molecular do câncer de pulmão no Brasil. Este ano, ganhou o apoio da Novartis e da Takeda, visando contribuir para a jornada dos pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado subtipo não escamoso.

No Brasil, esse tipo da doença é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres, além de ser a principal causa de morte por câncer do mundo. Por conta da alta incidência, existem diversas opções de tratamento disponíveis e, cada vez mais, novas abordagens terapêuticas têm sido criadas. Contudo, o diagnóstico ainda é um gargalo.

Lung Mapping disponibiliza exame

Pensando em mudar esse cenário, o projeto disponibiliza gratuitamente exames para detectar o perfil molecular do tumor para CPNPC por meio de um painel genômico abrangente, contando com prestadores de serviços de análises laboratoriais.

Esse teste poderá ser solicitado pelas plataformas de programas de suporte ao paciente de todas as empresas participantes. São estes: Bem Estar (Novartis), ID (AstraZeneca), onTRack (Bayer), Pfizer Alvo (Pfizer), Roche Testing (Roche) e Take Care (Takeda). Em cada um deles, os médicos cadastrados poderão solicitar os exames de seus pacientes. Desde a criação em 2019, já foram realizados cerca de 4 mil exames. A previsão é de que mais 2,4 mil sejam realizados nos próximos meses.

Câncer de pulmão

“O câncer de pulmão é um dos tipos cujas mutações moleculares mais conhecemos, o que estimulou o movimento de toda a indústria em busca de novas alternativas terapêuticas e pela preocupação com o acesso ao diagnóstico diferencial. Quanto mais informações tivermos da doença, melhor conseguiremos tratá-la. Exatamente por isso o mapeamento é fundamental para melhorar o prognóstico e a jornada dos pacientes, que é longa e desafiadora”, comenta André Abrahão, diretor médico da Novartis Oncologia.

Veja também: MSD apresenta resultados de estudos que reduzem risco de morte no tratamento de três tipos de cânceres

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo