A Rockwell Automation, dedicada à automação industrial e à transformação digital, iniciou o ano de 2023 com novas metas e projeções. O setor farmacêutico é uma das verticais prioritárias neste ano, o qual atualmente é responsável por grande parcela dos resultados da companhia no Brasil. Até o final de 2023, a empresa estima ampliar seus negócios em clientes existentes e conquistar novas parcerias com potenciais clientes.
Leia: Testes e serviços clínicos inauguram nova era nas farmácias
De acordo com Marcelo Sereno, da Rockwell Automation, grande parte das indústrias desse segmento demandam uma constante necessidade em levar os medicamentos ao mercado mais rapidamente. “Nos Estados Unidos, 95% das empresas do setor que estão na Fortune 500 contam com nossas soluções para otimizar a qualidade do produto, reduzir perdas e aumentar a flexibilidade. Nossa intenção é expandir essa presença também no Brasil”, explica.
O executivo esclarece que as necessidades do setor exigem maior gerenciamento de processos, convergência de TI (Tecnologia da Informação) e TO (Tecnologia Operacional) e ainda mais eficiência nas operações de pesquisa e desenvolvimento, para a obtenção de aprovação das agências reguladoras. Márcio Mizael, consultor de indústria, destaca três soluções da Rockwell Automation para a indústria de fármacos que são imprescindíveis no processo de evolução digital.
Leia também: Funcional Health Tech destaca cinco estratégias para as farmácias
A primeira é a solução FactoryTalk Batch, destinada à gestão eficiente de lotes, que promove maior consistência e previsibilidade para operações mais complexas. A segunda é o PlantPAx, um sistema digital de controle distribuído (SDCD), o qual auxilia os produtores a tomarem decisões de controle de processo mais rápidas e mais assertivas. Por fim, a terceira solução da Rockwell Automation indicada ao setor farmacêutico são os Sistemas de Gestão Predial, que realizam monitoramento ambiental e validação de HVAC na indústria biofarmacêutica.