A farmacêutica brasileira Vitamedic reforçou seu compromisso com a inclusão no ambiente corporativo em 2024. A empresa recrutou 12 jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e implementou iniciativas para capacitar lideranças e criar um ambiente acolhedor e inclusivo.

Como parte desse esforço, mais de 50 horas de treinamento foram realizadas, contemplando temas como conscientização e acessibilidade, com o objetivo de preparar os gestores para oferecer condições de trabalho favoráveis e inclusivas. O programa contou com a parceria do SESI/SENAI, da Casa Joana e da Associação dos Autistas de Anápolis (GO), que apoiaram o processo seletivo e a preparação da equipe.
Leia: Vitamedic integra missões no exterior em busca de inovações
Esses jovens iniciarão suas atividades profissionais em janeiro de 2025, em um ambiente adaptado para garantir que se sintam produtivos, valorizados e motivados. “O programa vai além do cumprimento de cotas, e o próximo passo é ampliar a seleção para funcionários com filhos autistas. Muitos colaboradores já conviviam com essa realidade em casa, mas não a manifestavam na empresa. Essa iniciativa traz a sensação de acolhimento e amplia nossa responsabilidade com políticas sustentáveis e de conscientização”, explica a gerente de Recursos Humanos da Vitamedic, Joseane de Oliveira.
Leia também: Aumento de 9% no consumo de vitaminas marca crescimento da indústria
Para 2025, o setor planeja expandir as ações de inclusão com novas capacitações, como um curso de Libras, para abrir mais oportunidades a pessoas com deficiência auditiva. “Como empresa genuinamente associada à saúde e ao bem-estar, está no nosso DNA a construção de um ambiente inclusivo e acessível para todos”, complementa.