7 tecnologias que fazem diferença no varejo

Publicidade

A tecnologia é uma aliada do varejo há muito tempo, e não é preciso viajar para fora do Brasil para entender isso. O ponto positivo é que ela pode ser adaptada desde uma pequena loja até as grandes redes de varejo, impactando as vendas, a gestão de custos e a satisfação do cliente.

Fábio Avellar, executive partner da ICX Labs, uma startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento e software e hardaware, fez uma lista com as sete principais vantagens competitivas que a tecnologia pode trazer para o varejo. Veja abaixo:

1. Integração entre as lojas físicas e o online: o omnichannel (estratégia de conteúdo entre canais que visam melhorar a experiência do usuário) faz esse papel de integrar os dois mundos. Além disso, as informações coletadas de perfis de usuários, seleção de peças, entre outras, ajudam a criar um mapeamento de informações importantes para o negócio;

2. Gestão eficiente: ter controle da logística e uma visão estratégica podem ser impulsionadas pelas informações de Big Data. Dessa forma, é possível entender o que os clientes querem e melhorar a experiência da compra com base nisso, valorizando a marca;

3. Melhoria na experiência do consumidor: o segredo está em fazer o cruzamento entre o físico e o online – pontos de acesso a e-commerce em lojas físicas, permitir a retirada de produtos comprados online nas lojas, entre outros;

4. Diminuição da fila do pagamento: devem-se criar alternativas, como por exemplo, a utilização do QR Code, para finalizar compras;

5. Uso de Inteligência Artificial: cada vez mais haverá uma ampliação da IA, desde a fabricação até a entrega;

6. Análise de dados: Machine Learning (aprendizado de máquina) usa inteligência artificial para analisar dados e automatizá-los, contribuindo para a gestão de informação do varejo;

7. Comparação com a concorrência: aprofunde-se no benchmarking, que faz a comparação de desempenho entre lojas.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor com tecnologia, logística eficiente e inteligência de mercado.
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários.
Iniciativa visa aumentar em 20% a recomendação de testes rápidos pelos farmacêuticos em farmácias associadas à Clinicarx.
Conversas com clientes passam a ocorrer no canal oficial da empresa, com números exclusivos por agente e selo de conta verificada.
Solução integra-se ao iFood, Consulta Remédios, Google Meu Negócio e às principais redes sociais, além de comparar os preços dos produtos no mercado.
Desenvolvida pela startup Agenzia MKT, a ferramenta é bonificada e gera até 220 conteúdos por mês.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo