7 tecnologias que fazem diferença no varejo

Publicidade

A tecnologia é uma aliada do varejo há muito tempo, e não é preciso viajar para fora do Brasil para entender isso. O ponto positivo é que ela pode ser adaptada desde uma pequena loja até as grandes redes de varejo, impactando as vendas, a gestão de custos e a satisfação do cliente.

Fábio Avellar, executive partner da ICX Labs, uma startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento e software e hardaware, fez uma lista com as sete principais vantagens competitivas que a tecnologia pode trazer para o varejo. Veja abaixo:

1. Integração entre as lojas físicas e o online: o omnichannel (estratégia de conteúdo entre canais que visam melhorar a experiência do usuário) faz esse papel de integrar os dois mundos. Além disso, as informações coletadas de perfis de usuários, seleção de peças, entre outras, ajudam a criar um mapeamento de informações importantes para o negócio;

2. Gestão eficiente: ter controle da logística e uma visão estratégica podem ser impulsionadas pelas informações de Big Data. Dessa forma, é possível entender o que os clientes querem e melhorar a experiência da compra com base nisso, valorizando a marca;

3. Melhoria na experiência do consumidor: o segredo está em fazer o cruzamento entre o físico e o online – pontos de acesso a e-commerce em lojas físicas, permitir a retirada de produtos comprados online nas lojas, entre outros;

4. Diminuição da fila do pagamento: devem-se criar alternativas, como por exemplo, a utilização do QR Code, para finalizar compras;

5. Uso de Inteligência Artificial: cada vez mais haverá uma ampliação da IA, desde a fabricação até a entrega;

6. Análise de dados: Machine Learning (aprendizado de máquina) usa inteligência artificial para analisar dados e automatizá-los, contribuindo para a gestão de informação do varejo;

7. Comparação com a concorrência: aprofunde-se no benchmarking, que faz a comparação de desempenho entre lojas.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
B2FARMA Gestão Inteligente auxiliará os licenciados na tomada de decisão, controle de volumes de compras e monitoramento de custos.
Biotecnologia retém grandes quantidades de água e adapta-se perfeitamente às superfícies de contato, como a pele humana.
Utilizando telas e painéis digitais, o digital signage exibe informações sobre produtos, preços e promoções de maneira semelhante aos cartazes convencionais.
Gerador de neblina surge como uma solução eficaz, criando rapidamente uma barreira visual que impede a ação criminosa e protege os produtos.
Especialista em marketing se une à Riverdata para facilitar a adoção de tecnologia de inteligência artificial em farmácias e drogarias.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo