Cinco principais tendências digitais de consumo em 2024

Descubra as principais tendências digitais de consumo apresentadas na NRF 2024 e prepare-se para o futuro do varejo online.
Cinco principais tendências digitais de consumo em 2024
Foto: Divulgação
Publicidade

Michelle Evans, líder global de varejo e insights digitais do consumidor na Euromonitor International, compartilhou, em uma das palestras mais concorridas durante a NRF 2024, as cinco principais tendências digitais de consumo que estão moldando o cenário do e-commerce. Veja a seguir cada uma delas e como as empresas podem se preparar para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades.

Leia: Descubra quais são as tendências de marketing no varejo para 2024

E-commerce intuitivo

A experiência intuitiva no comércio eletrônico está se tornando cada vez mais importante, à medida que os consumidores buscam uma experiência de compra personalizada e sem falhas. A demanda por produtos únicos e experiências exclusivas está impulsionando o uso de Inteligência Artificial Generativa (IA) para aprimorar a personalização. Estratégias de coleta de dados e tecnologias emergentes, como a própria IA, estão tornando a experiência de compra mais rica.

Economia do TikTok

Empresas como a Wayfair estão utilizando a IA generativa para criar experiências de compra mais personalizadas, permitindo aos clientes fazer upload de fotos de ambientes para receber sugestões de design exclusivas, por exemplo. A popularidade do TikTok, especialmente entre a Geração Z, está transformando o marketing, com campanhas virais e vídeos autênticos.

Outsmart Online

Plataformas como TikTok e Douyin estão impulsionando o crescimento do streaming ao vivo e do live commerce na China. À medida que os consumidores utilizam cada vez mais plataformas online para economizar dinheiro, as marcas enfrentam desafios e oportunidades. A adaptação global a essas tendências digitais de consumo é essencial para empresas que desejam permanecer relevantes e competitivas.

Recommerece 2.0

A cultura do “dupe” (espécie de imitação) impulsiona a busca por ofertas via dispositivos móveis, enquanto as gerações Z e millennials, conscientes dos custos, oferecem oportunidades para parcerias com aplicativos e sites de relacionamento. O recommerce está evoluindo com novas tecnologias e plataformas, lideradas pelas novas gerações. Empresas precisam estar atentas a essas tendências para se alinhar às expectativas dos consumidores.

Sustentabilidade

Empresas como a LVMH estão focadas na revenda de materiais de alta qualidade para atender à demanda de sustentabilidade de Gen Z e millennials. O gerenciamento eficaz de devoluções tornou-se inegociável, com ênfase na transformação das devoluções de um fardo para um construtor de lealdade. As estratégias incluem redução de taxas de devolução, venda de produtos usados e parcerias com prestadores de serviços terceirizados.

Leia também: Antecipe os recebíveis com taxas mais baixas

Essas tendências digitais de consumo refletem uma mudança significativa na forma como os consumidores interagem com o e-commerce e as marcas. Muito se falou da geração Z, e isso acontece porque ela está liderando a era impulsionada por IA. Compreender como e quando empregar essa tecnologia é vital, já que até 2025, 27% da força de trabalho será composta por eles, e o momento de agir é agora.

Fonte: Central do Varejo

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
B2FARMA Gestão Inteligente auxiliará os licenciados na tomada de decisão, controle de volumes de compras e monitoramento de custos.
Biotecnologia retém grandes quantidades de água e adapta-se perfeitamente às superfícies de contato, como a pele humana.
Utilizando telas e painéis digitais, o digital signage exibe informações sobre produtos, preços e promoções de maneira semelhante aos cartazes convencionais.
Gerador de neblina surge como uma solução eficaz, criando rapidamente uma barreira visual que impede a ação criminosa e protege os produtos.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo