Michelle Evans, líder global de varejo e insights digitais do consumidor na Euromonitor International, compartilhou, em uma das palestras mais concorridas durante a NRF 2024, as cinco principais tendências digitais de consumo que estão moldando o cenário do e-commerce. Veja a seguir cada uma delas e como as empresas podem se preparar para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades.
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E-commerce intuitivo
A experiência intuitiva no comércio eletrônico está se tornando cada vez mais importante, à medida que os consumidores buscam uma experiência de compra personalizada e sem falhas. A demanda por produtos únicos e experiências exclusivas está impulsionando o uso de Inteligência Artificial Generativa (IA) para aprimorar a personalização. Estratégias de coleta de dados e tecnologias emergentes, como a própria IA, estão tornando a experiência de compra mais rica.
Economia do TikTok
Empresas como a Wayfair estão utilizando a IA generativa para criar experiências de compra mais personalizadas, permitindo aos clientes fazer upload de fotos de ambientes para receber sugestões de design exclusivas, por exemplo. A popularidade do TikTok, especialmente entre a Geração Z, está transformando o marketing, com campanhas virais e vídeos autênticos.
Outsmart Online
Plataformas como TikTok e Douyin estão impulsionando o crescimento do streaming ao vivo e do live commerce na China. À medida que os consumidores utilizam cada vez mais plataformas online para economizar dinheiro, as marcas enfrentam desafios e oportunidades. A adaptação global a essas tendências digitais de consumo é essencial para empresas que desejam permanecer relevantes e competitivas.
Recommerece 2.0
A cultura do “dupe” (espécie de imitação) impulsiona a busca por ofertas via dispositivos móveis, enquanto as gerações Z e millennials, conscientes dos custos, oferecem oportunidades para parcerias com aplicativos e sites de relacionamento. O recommerce está evoluindo com novas tecnologias e plataformas, lideradas pelas novas gerações. Empresas precisam estar atentas a essas tendências para se alinhar às expectativas dos consumidores.
Sustentabilidade
Empresas como a LVMH estão focadas na revenda de materiais de alta qualidade para atender à demanda de sustentabilidade de Gen Z e millennials. O gerenciamento eficaz de devoluções tornou-se inegociável, com ênfase na transformação das devoluções de um fardo para um construtor de lealdade. As estratégias incluem redução de taxas de devolução, venda de produtos usados e parcerias com prestadores de serviços terceirizados.
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Essas tendências digitais de consumo refletem uma mudança significativa na forma como os consumidores interagem com o e-commerce e as marcas. Muito se falou da geração Z, e isso acontece porque ela está liderando a era impulsionada por IA. Compreender como e quando empregar essa tecnologia é vital, já que até 2025, 27% da força de trabalho será composta por eles, e o momento de agir é agora.
Fonte: Central do Varejo