Em recente estudo publicado pela IQVIA, foi possível conhecer quais aplicativos de redes de farmácias foram mais baixados por clientes durante o mês de maio de 2021 e, consequentemente, de que forma as vendas nas lojas físicas foram impactadas pelas vendas realizadas no ambiente virtual.
Apps com mais downloads
Ainda que os resultados sejam bastante diferentes, todos são expressivos. Confira a lista completa do número de downloads e as avaliações dos aplicativos.
Redes | Número de downloads | App lançado em | Avaliação na Playstore |
Panvel | + 500 mil | Fevereiro 2016 | 4,6 |
Ultrafarma | + 500 mil | Março 2020 | 4,6 |
Drogaria Araújo | + 100 mil | Janeiro 2018 | 4,3 |
Droga Raia | + 1 milhão | Agosto 2016 | 4,1 |
Drogasil | + 1 milhão | Janeiro 2018 | 4,1 |
Drogaria Venancio | + 50 mil | Fevereiro 2019 | 3,9 |
Época Cosméticos | + 1 milhão | Julho 2018 | 3,5 |
Pague Menos | + 500 mil | Janeiro 2017 | 2,8 |
Drogaria Pacheco | + 500 mil | Agosto 2019 | 2,7 |
Drogaria São Paulo | + 1 milhão | Abril 2019 | 2,5 |
Impacto nas lojas físicas
As lojas que possuem maior penetração do e-commerce apresentam as menores taxas de crescimento físico no período. No período entre abril de 2020 e abril de 2021, considerando valores no old brick (1.391 divisões), as farmácias que possuem mais de 5% de market share digital tiveram um aumento de 3,3%.
As que têm 3% a 5% de participação virtual, cresceram 5,8%; as lojas com 2% a 3% de vendas online tiveram um crescimento de 6,7%; de 1% a 2%, o aumento foi de 8,9%; quando a entrada era de 0,5% a 1%, o crescimento foi de 11%; e as farmácias com menos de 0,5% de vendas digitais foram as que mais cresceram: 14,5%.
Físico x digital no pós-pandemia
O estudo trouxe ainda alguns fatores que podem contribuir tanto para as vendas no ambiente físico quanto no digital, fortalecendo o varejo farmacêutico. Nas farmácias físicas, a expectativa é que os serviços farmacêuticos sejam ampliados por meio das vacinas e dos testes rápidos. A experiência de compra do cliente também é um fator bastante positivo, e pode incluir testes em lojas, atendimento personalizado e distribuição de amostras. Além disso, ações promocionais exclusivas para as unidades físicas também são uma boa pedida.
Já no ambiente digital, a probabilidade é que depois do fim da pandemia a tendência das consultas virtuais e a dispensação de medicamentos controlados por receita digital continuem acontecendo. Outro estímulo para essa opção é a possibilidade de receber as entregas em pouco tempo ou pela opção “Compre e Retire”.
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