Conheça os 10 apps de redes mais baixados em maio e impacto das vendas digitais

Aplicativos mais baixados de farmácias
Foto: freepik
Publicidade

Em recente estudo publicado pela IQVIA, foi possível conhecer quais aplicativos de redes de farmácias foram mais baixados por clientes durante o mês de maio de 2021 e, consequentemente, de que forma as vendas nas lojas físicas foram impactadas pelas vendas realizadas no ambiente virtual.

Apps com mais downloads

Ainda que os resultados sejam bastante diferentes, todos são expressivos. Confira a lista completa do número de downloads e as avaliações dos aplicativos.

RedesNúmero de downloadsApp lançado em Avaliação na Playstore
Panvel+ 500 milFevereiro 20164,6
Ultrafarma+ 500 milMarço 20204,6
Drogaria Araújo+ 100 milJaneiro 20184,3
Droga Raia+ 1 milhãoAgosto 20164,1
Drogasil+ 1 milhãoJaneiro 20184,1
Drogaria Venancio+ 50 milFevereiro 20193,9
Época Cosméticos+ 1 milhãoJulho 20183,5
Pague Menos+ 500 milJaneiro 20172,8
Drogaria Pacheco+ 500 milAgosto 20192,7
Drogaria São Paulo+ 1 milhãoAbril 20192,5

Impacto nas lojas físicas

As lojas que possuem maior penetração do e-commerce apresentam as menores taxas de crescimento físico no período. No período entre abril de 2020 e abril de 2021, considerando valores no old brick (1.391 divisões), as farmácias que possuem mais de 5% de market share digital tiveram um aumento de 3,3%.

As que têm 3% a 5% de participação virtual, cresceram 5,8%; as lojas com 2% a 3% de vendas online tiveram um crescimento de 6,7%; de 1% a 2%, o aumento foi de 8,9%; quando a entrada era de 0,5% a 1%, o crescimento foi de 11%; e as farmácias com menos de 0,5% de vendas digitais foram as que mais cresceram: 14,5%.

Físico x digital no pós-pandemia

O estudo trouxe ainda alguns fatores que podem contribuir tanto para as vendas no ambiente físico quanto no digital, fortalecendo o varejo farmacêutico. Nas farmácias físicas, a expectativa é que os serviços farmacêuticos sejam ampliados por meio das vacinas e dos testes rápidos. A experiência de compra do cliente também é um fator bastante positivo, e pode incluir testes em lojas, atendimento personalizado e distribuição de amostras. Além disso, ações promocionais exclusivas para as unidades físicas também são uma boa pedida.

Já no ambiente digital, a probabilidade é que depois do fim da pandemia a tendência das consultas virtuais e a dispensação de medicamentos controlados por receita digital continuem acontecendo. Outro estímulo para essa opção é a possibilidade de receber as entregas em pouco tempo ou pela opção “Compre e Retire”.

Veja também: InterPlayers lança plataforma “Início de Tratamento Digital”

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
B2FARMA Gestão Inteligente auxiliará os licenciados na tomada de decisão, controle de volumes de compras e monitoramento de custos.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo