Farmácias independentes apostam em plataformas de e-commerce descentralizadas

Publicidade

O setor de saúde, cosméticos e perfumaria liderou em volume de pedidos online no primeiro semestre de 2018, com um aumento de 45% em seu faturamento comparado ao ano passado, segundo o relatório WebShoppers 38.  Do total deste faturamento, 3.4% foi referente à taxa de frete cobrada nas vendas considerando o tempo de entrega do produto nas capitais equivalente a 2 dias.

Até o início desse ano, redes associativistas, franqueadas e farmácias independentes ficaram fora desse mercado, por questões regulatórias da Anvisa. A agência permite que cada rede possua apenas um site, o que não contemplaria a realidade dessas redes visto que cada loja possui seus próprios preços e estoque. Graças à evolução da tecnologia, essas farmácias começaram a ingressar no mundo do comércio eletrônico adotando plataformas de e-commerce descentralizados, que baseada na localização do comprador, permite que a loja mais próxima da rede atenda o cliente.

Essas plataformas permitem que as farmácias explorem sua região, tirando benefícios do marketing e dependendo cada vez menos dos seus pontos físicos e estruturas pesadas. Basicamente, cada loja atenderá o cliente mais próximo, exibindo seus próprios preços e usando sua logística atual. As plataformas se integram diretamente com o sistema de gestão da loja, que também poderá decidir seu raio de entrega, horário de funcionamento e regras de frete.

Pedro Antunes, diretor da WebFarmas, startup que trabalha com o conceito de descentralização do e-commerce, afirma que o setor está passando por uma transformação digital: “As franqueadoras entenderam que necessitam de um canal de vendas on-line para que seu marketing efetivamente se converta em vendas para seus franqueados e não fique apenas em fortalecimento da marca. Assim como farmácias independentes estão se reinventando com cada vez menos funcionários, aumentando seu raio de entrega e ficando mais independente do seu ponto físico , resultando em um aumento bastante considerável nas vendas”.

A tendência para o próximo ano é que o setor mantenha a liderança em volume de pedido no comércio eletrônico com a entrada de novas farmácias no mundo digital em todo o país. A competição entre as redes pode ficar ainda mais acirrada com a oferta de cada vez mais diferenciais competitivos oferecidos para seus franqueados. Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), o reajuste anual de preços dos medicamentos está previsto para uma alta de 4,45%. Com essa projeção, o consumidor tende a ficar mais exigente e criterioso, buscando por melhores opções nos canais digitais.

Website: http://www.webfarmas.com

Fonte: Exame

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor com tecnologia, logística eficiente e inteligência de mercado.
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários.
Iniciativa visa aumentar em 20% a recomendação de testes rápidos pelos farmacêuticos em farmácias associadas à Clinicarx.
Conversas com clientes passam a ocorrer no canal oficial da empresa, com números exclusivos por agente e selo de conta verificada.
Solução integra-se ao iFood, Consulta Remédios, Google Meu Negócio e às principais redes sociais, além de comparar os preços dos produtos no mercado.
Desenvolvida pela startup Agenzia MKT, a ferramenta é bonificada e gera até 220 conteúdos por mês.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo