A HealthBit, healthtech da RD Saúde, aposta em estratégia para interligar as jornadas de saúde corporativa com as farmácias que fazem parte do grupo, totalizando 3.000 unidades em todo o Brasil. O objetivo de ampliar a sinergia entre os Programas de Saúde da HealthBit vem de um desejo da healthtech de facilitar testes e acesso aos tratamentos para os colaboradores das empresas atendidas.
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Milene Marmol, diretora de Saúde da HealthBit, conta que essa percepção começou durante a pandemia de Covid-19. “Nesse período, tivemos um papel chave no acesso das empresas aos testes de Covid. Fizemos toda a ligação entre os colaboradores dos nossos clientes e os testes nas farmácias. E agora, estamos integrando as farmácias às jornadas de saúde recorrentes que já temos na HealthBit. Com isso, queremos que, por exemplo, um hipertenso possa medir sua pressão e testar colesterol de forma conveniente e acessível na farmácia do grupo RD Saúde mais próxima”, completa.
A estratégia tem como pilar a conveniência e a acessibilidade para que a adesão ao tratamento aumente e o cuidado com a saúde seja contínuo e completo. De acordo com um estudo realizado em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz e diversas universidades, a prevalência de baixa adesão ao tratamento farmacológico de doenças crônicas no Brasil foi de 30,8%, e apenas 2,6% dos entrevistados foram classificados como aderentes aos tratamentos prescritos.
“Em conjunto com seus clientes e RD Saúde, a HealthBit quer mudar esta realidade. Por isso, essa estratégia é focada em facilitar o acesso aos medicamentos relacionados ao tratamento e a exames rápidos que podem ser realizados em farmácias”, diz Murilo Wadt, diretor geral da HealthBit.
A idealização desse projeto aconteceu depois que a HealthBit passou a fazer parte do grupo da RD Saúde, em 2021, quando a healthtech começou a trabalhar junto ao RH da empresa para fornecer melhorias no bem-estar dos colaboradores da RD Saúde.
“Já tínhamos uma relação de fornecedor com a RD Saúde, que era nossa cliente. Com essa parceria, conseguimos reinventar o cuidado com a qualidade de vida do grupo e, com a evolução para uma sociedade estratégica, temos como objetivo revolucionar a saúde corporativa”, diz Wadt.
O diretor geral da HealthBit conta que, desde que recebeu o investimento da RD Saúde, a healthtech permanece com o core de analisar dados de saúde para prover estratégias aos RHs brasileiros, mas tem se expandido para se tornar uma “one-stop shop”, permitindo que empresas consigam realizar a gestão da saúde de seus funcionários de maneira estratégica.
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“Aumentamos também nosso investimento nas diversas jornadas de saúde que já existiam na HealthBit, além de adicionar novas a partir da aquisição de uma empresa de clínicas in company, fundada por médicos da Unicamp, que aconteceu em 2023. Dessa forma e com essa atuação, conseguimos não só descobrir os problemas em que temos que atuar, mas também prover as soluções, que estão cada vez mais completas”, diz Wadt.