Testes e serviços clínicos inauguram nova era nas farmácias

Setor espera regularização da Anvisa para mudar jornada da saúde em todo o Brasil.
Testes e serviços clínicos
Foto: Teste de Beta hCG para sintomas de gravidez / Divulgação
Publicidade

Os serviços clínicos, juntamente com uma diversidade de inúmeros testes laboratoriais remotos, prometem inaugurar nova era no atendimento de drogarias e farmácias. A pandemia e a atualização prevista na RDC 302/2005 pela Anvisa, esperada ainda para 2023, são algumas motivações.

Leia: Roche Brasil cresce em 2022 e trará investimentos em inovação

Em 2022, pacientes brasileiros submeteram-se a mais de 8 milhões de serviços clínicos nos estabelecimentos farmacêuticos – aumento de 23% em relação a 2021, segundo a plataforma Clinicarx. Já a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) anunciou a marca de 20 milhões de testes da Covid-19 aplicados desde a eclosão do coronavírus no Brasil. Os números comprovam essa tendência, que continua em expansão.

O comércio farmacêutico sofreu muitas mudanças devido à pandemia, tanto no atendimento como nos serviços prestados. A Farmácia Indiana é uma delas. Há mais de 80 anos no mercado e com diversas salas dedicadas a atendimentos clínicos nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, a rede viu a demanda crescer. Entre os três testes mais procurados estão os de Beta hCG, para identificação de sintomas de gravidez; perfil lipídico, que detecta problemas associados a colesterol e triglicérides; e de dengue.

Leia também: Impacto Farma promove curso no Rio sobre métodos inovadores

Criada pelas redes de farmácias Drogal e Indiana, a Farma Ventures é a primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil. Lançada em março de 2020, a organização seleciona startups que apresentam sinergia com o Varejo Farmacêutico.

“Assim que tivermos a regulamentação da Anvisa, esperamos estender o modelo de assistência clínica para nossas quase 130 farmácias”, revela Fernanda Andrade, gerente do departamento farmacêutico da rede.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo