Anvisa esclarece sobre a validade de receituários

Publicidade

Tendo em vista a publicação da Lei 13.732, de 8 de novembro de 2018, que definiu que a receita para a prescrição de medicamentos terá validade em todo o território nacional, independentemente da Unidade Federada em que tenha sido emitida, esclarecemos, no que se refere aos medicamentos sujeitos a controle especial.

Como a Lei entrará em vigor em 90 dias após a sua publicação, não houve, neste momento, nenhuma alteração nas regras sanitárias de controle dos receituários de medicamentos.

Assim, até o final deste prazo estão mantidas todas as disposições relacionadas à validade dos receituários para a prescrição de medicamentos controlados previstas na Portaria SVS/MS nº. 344/98 e na Portaria nº. 06/1999, conforme abaixo:

Tipo de receituárioValidade
Notificação de Receita A*Território nacional
Receita de Controle especial*Território nacional
Notificação de Receita B, B2 e C2Unidade Federativa
Notificação de Receita de TalidomidaUnidade Federativa

* Notificações de outros Estados devem ser apresentadas pelas farmácias e drogarias à autoridade sanitária local em até 72 horas para averiguação e visto.

Com intuito de atender a referida Lei, foi aprovada na Anvisa, a iniciativa regulatória para o aperfeiçoamento e modernização do sistema de gestão da concessão e do controle de receituários de medicamentos sujeitos ao controle especial. Dentre outros objetivos, esta iniciativa tem o propósito de definir os critérios e procedimentos para a implementação de um sistema de gerenciamento que permitirá o controle dos receituários no âmbito nacional, atendendo assim, a disposição estabelecida pela Lei 13.732, de 8 de novembro de 2018.

Fonte: Anvisa

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo