Anvisa torna obrigatória a retenção de receita de canetas emagrecedoras

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes.
Anvisa alerta sobre falsificação dos medicamentos Tysabri e Ozempic
Foto: Divulgação
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quarta-feira (16/4), reforçar o controle sobre a prescrição e a venda de medicamentos agonistas GLP-1 — classe que inclui fármacos como semaglutida, liraglutida e tirzepatida —, usados no tratamento de diabetes e, em alguns casos, para perda de peso. A medida visa combater o uso inadequado desses medicamentos, após relatos de eventos adversos graves.

Espaço publicitário

Novas regras e prazos

A partir da publicação da atualização da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 471/2021 no Diário Oficial da União (DOU), que deve ocorrer nos próximos dias, as farmácias e drogarias terão 60 dias para se adequar às seguintes exigências:

  • Retenção da receita: assim como ocorre com antibióticos, as farmácias deverão reter uma via do receituário, que passará a ter duas vias obrigatórias.
  • Validade de 90 dias: as prescrições só poderão ser utilizadas dentro desse prazo, contado a partir da data de emissão.
  • Registro no SNGPC: a compra e venda desses medicamentos — tanto industrializados quanto manipulados — deverão ser registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

Fonte: CFF

Leia também: Justiça suspende norma sobre a prescrição de medicamentos

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Decisão foi tomada após o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrar com uma ação contra a autorização.
Deputada afirma que a proposta concretiza o anseio popular pelo fim da escala 6 x 1 (seis dias de trabalho por um de descanso).
Biscoitos Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon, foram recolhidos após a empresa encontrar níveis elevados de toxinas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Ir para o conteúdo