Justiça suspende norma sobre a prescrição de medicamentos

Decisão foi tomada após o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrar com uma ação contra a autorização.
Justiça suspende norma sobre a prescrição de medicamentos
Foto: Divulgação
Publicidade

Nesta segunda-feira (31/01), a Justiça Federal em Brasília (TRF-1) suspendeu a Resolução nº 5/2025, publicada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) no Diário Oficial, que autorizava farmacêuticos a prescreverem medicamentos. O CFF ainda pode recorrer.

Leia: Justiça concede liminar à Ascoferj para garantir a liberdade profissional e econômica

A decisão foi assinada pelo juiz Aalôr Piacini, da 17ª Vara Federal Cível da Justiça no Distrito Federal, e ocorreu após o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrar com uma ação para anular a resolução.

Em nota, o CFF afirmou que, por se tratar de uma decisão de primeira instância, adotará os procedimentos necessários mediante a interposição dos recursos cabíveis.

Entenda o caso

Na segunda-feira (17/03), o CFF publicou a nova norma e anunciou que ela entraria em vigor em 30 dias. De acordo com a resolução, os medicamentos sujeitos à prescrição somente poderiam ser prescritos por farmacêuticos que possuíssem Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica. Esse registro foi instituído pelo conselho neste ano.

Leia também: Reajuste médio no preço dos medicamentos para 2025 é divulgado

Além disso, os pacientes poderiam consultar, no site do conselho, quais farmacêuticos são prescritores e contar com mais uma opção de atendimento. Com a decisão, a instituição poderá recorrer.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Deputada afirma que a proposta concretiza o anseio popular pelo fim da escala 6 x 1 (seis dias de trabalho por um de descanso).
Biscoitos Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon, foram recolhidos após a empresa encontrar níveis elevados de toxinas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo