Médicos do RJ são obrigados a fazer prescrição com letra legível

Decreto do Governo do Estado ainda determina que os estabelecimentos de saúde coloquem cartazes informando sobre a Lei.
Médicos do RJ são obrigados a fazer prescrição com letra legível
Foto: Divulgação
Publicidade

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou a Lei 10.292/24, que determina que os médicos façam prescrições com letra legível e clara para os pacientes. A lei estadual é de autoria do deputado estadual Chico Machado (SDD). A medida foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial na quinta-feira (07/03).

Leia: Lei 14.737/2023: Mulheres têm direito a um acompanhante em consultas

Foto: Divulgação

Em entrevista à TV Globo, Ricardo Valdetaro, vice-presidente da Ascoferj e proprietário da Farmácia do Leme, explicou que quando a letra é ilegível, “tentamos primeiro ligar para o médico, para decifrar. O pior é quando o médico é de um hospital público, e geralmente não conseguimos falar. Os hospitais públicos emitem quase sempre receitas manuscritas”.

Leia também: Acesso a bulas digitais cai 57,74% em dois anos

Agora, com essa determinação, os estabelecimentos de saúde deverão colocar cartazes em local visível informando sobre o novo dever dos profissionais de saúde. O modelo você pode baixar conosco:

“O objetivo é assegurar que os médicos redijam receitas de forma acessível a todos, evitando erros que afetam a saúde dos pacientes. Muitas pessoas já reclamaram da dificuldade em ler a letra dos médicos, o que pode acarretar problemas graves”, comentou Chico em uma das suas redes sociais.

Fonte: Ascoferj

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

loading...

Veja também

Deputada afirma que a proposta concretiza o anseio popular pelo fim da escala 6 x 1 (seis dias de trabalho por um de descanso).
Biscoitos Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon, foram recolhidos após a empresa encontrar níveis elevados de toxinas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo