TRF garante atuação de farmacêuticos na citologia clínica

Foto: Shutterstock
Publicidade

Na última quarta-feira (10/04), foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) a atuação do farmacêutico na citologia clínica. O Conselho Federal de Medicina (CFM) não poderá entrar com recurso, pois o processo está com trânsito em julgado.

O TRF1 manteve o entendimento de inconstitucionalidade dos artigos 7º, 8º e 9º da Resolução CFM nº 1823/2007, que tratava do assunto. Na decisão, foi reiterado ainda que o Conselho não proíba a aceitação de laudos feitos por farmacêuticos e nem recuse exames de citologia clínica sob responsabilidade desses profissionais. Além disso, ficou determinado também que o CFM não pode divulgar nenhuma das citadas restrições.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, considera uma vitória para o setor farmacêutico. Afirmou ainda que não limitará esforços para garantir o exercício profissional farmacêutico conforme sua formação acadêmica e previsão legal.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo