[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O novo programa nacional de reciclagem da TerraCycle será feito em parceria com a Weleda, referência em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais. A iniciativa busca promover a consciência ambiental e unir saúde, beleza e sustentabilidade.
Para participar, os consumidores devem se dirigir a uma das farmácias Weleda que dispuser de urnas coletoras para o descarte das embalagens da marca, que incluem medicamentos isentos de prescrição, manipulados e cosméticos. Existe ainda a possibilidade de envio pelos Correios – nesse caso, é preciso se cadastrar no site da TerraCycle e imprimir uma etiqueta pré-paga de postagem.
A Weleda tem um investimento em materiais de origem reciclada que, hoje, representam 45% do volume das embalagens, além da redução no uso dos materiais e a logística reversa pós-consumo dos produtos.
“A indústria de saúde e beleza é uma das mais poluentes hoje. Utilizar matérias-primas puras e sustentáveis é algo que já fazemos há 100 anos, agora nosso olhar está para o destino correto de nossas embalagens e um modelo de negócio mais circular. O programa de reciclagem com a TerraCycle será um passo fundamental desse processo, que envolve não somente a nossa operação, como o engajamento de nossos consumidores”, diz Beatriz Branco, gerente de Branding e Sustentabilidade da Weleda.
A marca vinculou também um benefício social à iniciativa. Para cada 1 kg de material coletado, Weleda doará R$ 3 para a Parsifal, instituição de Pedagogia Curativa e Terapia Social, que promove o desenvolvimento pessoal e o convívio social de crianças, jovens e adultos com deficiências e distúrbios psíquicos.
Veja também: RD terá coletores de medicamentos vencidos em todas as lojas