Cresce o consumo de medicamentos para doenças cardiovasculares

Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Cresce o consumo de medicamentos para doenças cardiovasculares
Foto: Divulgação
Publicidade

As doenças cardiovasculares, que incluem condições graves como infarto e AVC, continuam sendo a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), um brasileiro morre a cada 90 segundos em decorrência dessas doenças.

Leia: Cresce o consumo de medicamentos para doenças crônicas

Entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano, foram registrados mais de 200 mil óbitos. Esse número acende um alerta para a necessidade urgente de medidas preventivas e tratamentos adequados para a população.

Foto: Dados da epharma

Um levantamento da epharma, empresa pioneira no programa de benefícios em medicamentos (PBM), apontou um crescimento de 76,18% nas vendas de medicamentos para doenças cardiovasculares nos primeiros sete meses de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.

Segundo Rafael Altoé, coordenador da Área Médica da Neomed e cardiologista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, “a pandemia de COVID-19 desempenhou um papel significativo ao aumentar a vigilância das pessoas sobre a saúde de modo geral, resultando em mais diagnósticos precoces e tratamentos”.

O Centro-Oeste foi a região onde houve maior evolução no número de beneficiários que adquiriram medicamentos para doenças cardiovasculares, com aumento de quase sete vezes entre janeiro e julho de 2024, em comparação com os sete primeiros meses de 2023.

“O tratamento adequado é uma estratégia fundamental para a promoção da saúde e da longevidade”, explica Wilson Oliveira Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da epharma.

A economia gerada por meio da venda via PBM foi 105% superior nos sete primeiros meses de 2024, comparada ao mesmo período de 2023.

Leia também: CFF define que farmacêuticos habilitados estão autorizados a prescrever vacinas

Nos últimos doze meses, os princípios ativos que apresentaram maior crescimento de vendas destacam-se a losartana (409,7%), indicada para o tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, e que também pode ajudar a reduzir o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC); e a hidroclorotiazida (356,5%), medicamento utilizado para controle da pressão arterial e de inchaços decorrentes de problemas cardiovasculares e renais.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Expansão no consumo aparente de complementos alimentares cresce, enquanto a geração de emprego no setor ultrapassa os 16%.
Prati-Donaduzzi planeja aumentar em 64% a produção de nutracêuticos para abastecer o mercado interno e ampliar sua participação fora do Brasil.
Foram vendidas mais de dois bilhões de unidades, representando um volume significativo no mercado farmacêutico.
Setor de nutracêuticos e nozes mistas apresenta crescimento impulsionado pela busca por saúde e bem-estar.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo