Em sua tradicional News mensal com os dados da performance do varejo farmacêutico do acumulado dos 12 meses findados no mês anterior, a Close-up revela um crescimento mais lento em junho – 5,13% no total de unidades vendidas, 5,75% considerando a categoria de medicamentos de prescrição e 8,06% na categoria de não medicamentos. Já os isentos de prescrição sofreram uma queda de 1,35%.
Crescimento no Brasil
O estudo revela que as regiões brasileiras que mais cresceram em vendas foram a Centro-Oeste (8,50%), Norte (8,10%), Nordeste (5,57%), Sul (5,05%) e Sudeste (4,09%). Contudo, os três estados que tiveram os melhores resultados são todos do Sudeste: São Paulo, com 1,6 milhões de produtos; Rio de Janeiro, com 784 mil; e Minas Gerais, com 779 mil.
Confira a lista completa dos resultados:
RANKING | ESTADOS | TOTAL EM UNIDADES (MILHÕES) | TOTAL EM REAIS (MILHÕES) |
1 | SP | 1.618,7 | 38.464,2 |
2 | RJ | 784,6 | 16.469,2 |
3 | MG | 779,0 | 17.086,0 |
4 | RS | 483,0 | 9.537,6 |
5 | PR | 437,0 | 8.916,0 |
6 | BA | 343,6 | 7.189,7 |
7 | SC | 265,8 | 6.113,9 |
8 | PE | 260,8 | 5.605,7 |
9 | GO | 236,9 | 5.941,5 |
10 | CE | 231,1 | 4.838,9 |
11 | PA | 205,4 | 4.000,9 |
12 | MA | 150,1 | 2.995,9 |
13 | ES | 144,8 | 2.951,3 |
14 | DF | 118,0 | 3.360,4 |
15 | PB | 116,9 | 2.476,1 |
16 | MT | 102,5 | 2.511,3 |
17 | RN | 94,0 | 1.999,7 |
18 | AM | 87,8 | 1.647,5 |
19 | PI | 75,6 | 1.644,0 |
20 | MS | 73,8 | 1.731,1 |
21 | AL | 69,2 | 1.486,9 |
22 | RO | 52,4 | 1.098,8 |
23 | SE | 50,7 | 1.182,5 |
24 | TO | 38,1 | 885,2 |
25 | AC | 23,4 | 440,8 |
26 | AP | 17,6 | 363,9 |
27 | RR | 15,2 | 285,7 |
Medicamentos de prescrição
Uma análise mais aprofundada mostra que, entre os medicamentos de prescrição, a categoria que mais cresceu em número de unidades comercializadas foi a dos genéricos (8,26%), seguida pelos de trade (4,44%), de marca (3,03%) e dos exclusivos (3,02%).
Medicamentos isentos de prescrição
O levantamento mostra que, entre os medicamentos isentos de prescrição, todas as categorias tiveram queda em junho, com exceção dos genéricos, que cresceram 8,55%. A categoria que mais diminuiu em vendas foi a de trade (- 3,94%), seguida dos de marca (- 3,03) e dos exclusivos (- 2,75%).
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