A Abcfarma, em parceria com a Close-Up, divulgou o retrato setorial do varejo farmacêutico. De acordo com as informações, cerca de 55.348 farmácias independentes operam em todo o país. Os estabelecimentos com maior faturamento estão localizados no Sudeste, Centro-Oeste e Sul, e os medicamentos com prescrição médica são os mais vendidos.
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O faturamento médio mensal varia conforme a região. No Sudeste, as farmácias independentes faturam de R$ 64 mil a R$ 92 mil por unidade; no Centro-Oeste, de R$ 61 mil a R$ 89 mil; no Sul, de R$ 54 mil a R$ 60 mil; no Norte, de R$ 40 mil a R$ 59 mil; e no Nordeste, de R$ 24 mil a R$ 51 mil.
O levantamento também mostra o percentual de vendas por tipo de produto nas farmácias independentes: cerca de 52% são medicamentos com prescrição médica, 35% são medicamentos isentos de prescrição (MIP) e 13% são não medicamentos (dermocosméticos, higiene, suplementos e bem-estar).
Como as farmácias independentes podem prosperar
É imprescindível que as farmácias independentes invistam em digitalização e marketing local para se diferenciar da concorrência, estando presentes nas redes sociais, criando promoções direcionadas para a comunidade e utilizando ferramentas digitais para fidelização, como WhatsApp e programas de pontos.
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Além disso, as lojas devem expandir seu portfólio de produtos, comercializando não apenas medicamentos, mas também itens de bem-estar, nutrição e dermocosméticos. Elas também devem oferecer outros serviços ao público, como aplicação de injetáveis e testes rápidos, com o objetivo de agregar valor ao negócio.
Fonte: Estudo MIP – Abcfarma (jan/25) | Close-Up CDD Assortment