Grande varejo farmacêutico registra R$ 1,09 bilhão de lucro líquido

Dados do grande varejo farmacêutico
Foto: freepik
Publicidade

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) anunciou que suas 26 redes associadas registraram um lucro líquido de R$ 1,09 bilhão em 2019, já descontando o valor do Imposto de Renda. O valor corresponde a uma margem de 2,04% sobre as vendas brutas, um pouco menor do que os 2,34% de 2018. O Ebtida teve crescimento, passando de 5,70% e 6,46%.

O levantamento, feito pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), mostra que as vendas brutas aumentaram 8,9% e contabilizaram R$ 53,70 bilhões.

O valor da mercadoria, que previamente equivalia a 67,56% do total, caiu para 67,16%. Por outro lado, os impostos e contribuições diretas foram de R$ 1,7 bilhão para R$ 1,9 bilhão, e as despesas operacionais subiram para R$ 14 bilhões na comparação com os R$ 12,9 bilhões em 2018.

Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, comenta: “Por estar vinculada ao controle de preços de medicamentos pelo governo, a indústria farmacêutica pode ter diminuído a margem de negociações de custos com o varejo. Os números das grandes farmácias e drogarias, porém, vêm demonstrando uma sólida eficiência operacional e continuam focados em novos investimentos”.

Para o executivo, o setor conseguiu adequar valores e estruturas, o que garantiu a retenção dos consumidores e a manutenção dos indicadores positivos de vendas.

Veja também: Abrafarma realiza 7ª edição do Future Trends em formato digital

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo